Ação conjunta em Poços de Caldas resgata cães criados irregularmente para venda
Na última quarta-feira (18), uma operação envolvendo integrantes do Conselho Municipal de Proteção Animal, a Associação Protetora dos Animais e a Guarda Civil Municipal (GCM) resultou no resgate de cães que estavam sendo criados em condições irregulares para comercialização. A ação ocorreu na Rua Pio XII, no bairro Santo André, em Poços de Caldas após denúncias anônimas.
Segundo informações da GCM, os cães resgatados receberão atendimento adequado e, posteriormente, será dado um prazo para que o proprietário do local realize melhorias nas condições do ambiente. Caso as exigências sejam cumpridas, há possibilidade de que os animais sejam devolvidos.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Protetoras de animais que acompanharam a operação relataram que as cadelas utilizadas como matrizes para reprodução estavam sendo alimentadas com ração de baixa qualidade, sem receber cuidados veterinários e em condições de higiene precárias, incluindo falta de banho e tosa. O espaço onde os cães eram mantidos também apresentava grave falta de limpeza.
A situação pode configurar maus-tratos, conforme prevê a Lei Federal nº 14.064/2020, que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais, para quem for condenado por praticar atos de crueldade contra animais.
A ação reforça a importância da fiscalização e do cumprimento das normas para a criação responsável de animais, destacando a necessidade de garantir o bem-estar dos mesmos e coibir práticas que coloquem sua saúde e integridade em risco.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário