Sul de Minas ultrapassa 500 denúncias eleitorais em menos de um mês
Denúncias foram registradas no aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral, entre os dias 16 de agosto e 9 de setembro; Poços de Caldas se destaca com 77 denúncias
O Sul de Minas já registra 530 denúncias eleitorais até esta segunda-feira (9).
As queixas foram feitas por meio do aplicativo Pardal, ferramenta disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em todo o estado de Minas Gerais, o total de denúncias chegou a 3.586.
Entre os municípios da região, Poços de Caldas se destaca com 77 denúncias, seguido por Alpinópolis (52) e Cambuquira (45).
O levantamento considera o período entre 16 de agosto e 9 de setembro, com uma média de 21 denúncias diárias em 63 cidades da região.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Como denunciar?
O aplicativo Pardal está disponível gratuitamente para download em dispositivos móveis por meio da https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.trees.pardalmobile ou App Store.
A ferramenta permite que eleitores denunciem irregularidades eleitorais, como compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder político ou econômico, e o uso indevido de meios de comunicação.
Para registrar uma denúncia, o aplicativo orienta o usuário a verificar as regras específicas do que é permitido ou proibido em relação ao tema que deseja denunciar. Por exemplo, ao relatar o uso de um alto-falante, a pessoa denunciante deve verificar se o uso do equipamento está de acordo com as normas de campanha. A partir dessa análise, o app oferece as opções de “prosseguir” ou “encerrar” a denúncia, evitando acusações infundadas.
O denunciante também é responsável por preencher os dados e anexar documentos que comprovem a irregularidade. Além do Pardal Móvel, o sistema oferece o Pardal Web, que permite acompanhar o andamento e as estatísticas das denúncias. Já o Pardal ADM possibilita a emissão de notificações informatizadas para os envolvidos, permitindo que partidos ou coligações regularizem ou esclareçam a situação.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário