Quadrilha responsável por assalto à ETA V em Poços é presa
Polícia Civil descarta motivação política após prisão de grupo envolvido em roubo de cobre
A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, na manhã desta quinta-feira (17), em Pouso Alegre, cinco integrantes de uma quadrilha suspeita de envolvimento em uma série de roubos de cobre na região Sul de Minas e em São Paulo.
A investigação foi conduzida pela equipe especializada em furtos e roubos de Poços de Caldas, que identificou o grupo como responsável por crimes relacionados ao roubo de fiação de cobre.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Entre os delitos investigados está a tentativa de roubo na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas, ocorrida em 7 de setembro.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos monitoraram o local antes de agirem, mas não conseguiram levar nenhum material. Após a tentativa frustrada, o grupo seguiu para Santa Rita de Caldas, onde executou outro roubo utilizando o mesmo modus operandi.
Durante a operação, diversos materiais utilizados nos crimes foram apreendidos, incluindo fios de cobre, luvas, ferramentas, celulares e veículo.
“Os fatos do crime foram orquestrados com diversos policiais, como mencionou o doutor Marcos Pimenta, e tivemos êxito em localizar todos os autores. Cinco homens foram presos e diversos materiais usados nos crimes foram apreendidos.” Ressaltou o delegado Dr. Cleyson Rodrigo Brene.
O delegado também destacou que:
“Fios de cobre, luvas, ferramentas utilizadas para a extração desses materiais, especialmente o cobre, além de aparelhos celulares e um veículo utilizado para dar fuga, foram apreendidos. Todo o material será analisado no inquérito que tramita aqui em Poços de Caldas. Nada nos impede de colaborar com os colegas nas trocas de informação.”
De acordo com o policial civil Marcos Pimenta, os suspeitos realizavam reconhecimento dos locais antes de efetuar as invasões, e a quadrilha agia em várias cidades do Sul de Minas e São Paulo.
“Essa quadrilha era responsável por uma série de crimes da mesma natureza. O objetivo principal do ataque ao ETA V, aqui em Poços de Caldas, era a subtração de cobre. Logo após deixarem o local de forma infrutífera, eles praticaram um crime semelhante em Santa Rita de Caldas.”
Ainda segundo o delegado Cleyson Brene, o grupo é especializado nesse tipo de crime e atuava de forma violenta.
“É uma quadrilha que praticou vários crimes, inclusive na região de Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Gonçalo de Sapucaí e Camanducaia, sempre com o mesmo modus operandi. Eles chegavam de forma agressiva, subtraindo geralmente mais de meia tonelada de cobre por ataque.”
Os suspeitos serão indiciados por organização criminosa, e a investigação continua para apurar outros possíveis crimes. A operação contou com o apoio das polícias Civil e Militar de Pouso Alegre e região.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário