Mudança na Administração do Colégio Inovação Poliedro Gera Insatisfação entre Pais e Professores
Na manhã desta segunda-feira, 5 de agosto, pais, alunos e professores do Colégio Inovação Poliedro, foram surpreendidos com a notícia de que a escola passou a ser administrada integralmente pelo Colégio Batista Mineiro, parte da Rede Batista de Educação. A transição repentina causou grande insatisfação entre a comunidade escolar, que se queixou da falta de transparência e comunicação por parte da direção.
A decisão foi anunciada por meio de uma carta enviada pelo Colégio Inovação Poliedro aos pais e responsáveis. No documento, a escola argumenta que a mudança visa melhorar a qualificação dos alunos, mencionando a necessidade de um projeto pedagógico mais robusto, incluindo a introdução de uma segunda língua e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Leia a carta na íntegra:
Carta enviada pelo Colégio Inovação Poliedro aos pais e responsáveis:
“Prezados Pais e Responsáveis,
Sabemos que a escolha da escola em que os filhos irão estudar leva em conta diversos fatores como a qualidade empregada no ensino, a excelência dos educadores, a localização, o valor da mensalidade, o resultado educacional e, dentre outros, os princípios e valores que são ensinados em consonância com as expectativas das famílias.
Ao longo de todos esses anos em que o Centro Educacional Inovação exerceu suas atividades, tem sido visível como cada um dos elementos fundantes de uma boa escola estiveram presentes no dia a dia, motivo de muitas famílias terem escolhido esta instituição para educar seus filhos.
Tendo cumprido bem seu papel até aqui, é entendimento comum dos sócios do Inovação e da Direção Pedagógica da escola, que o momento é oportuno para um passo ousado para a renovação que possibilitará aos estudantes condições à uma qualificação diferenciada para os desafios futuros.
As escolas só poderão preparar melhor seus estudantes mediante investimentos em um projeto pedagógico de alto impacto, o que inclui a proposta para a segunda língua, o pensamento computacional, o desenvolvimento socioemocional e o continuado ensino de princípios e valores, elementos esses que conduzirão as gerações para o sucesso desejado.
Diante de tais desafios, os sócios do Inovação decidiram firmar parceria com a Rede Batista de Educação, para dar continuidade ao que já foi muito bem construído por esta importante escola.
A Rede Batista de Educação é formada por 19 Colégios localizados em 7 estados, sendo em Minas Gerais – com o Colégio Batista Mineiro, e em São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Amazonas com a marca Colégio Batista Brasil, sendo uma instituição educacional moderna, vibrante, que está em franco crescimento e tem se tornado uma das mais tradicionais e respeitadas redes de ensino básico de nosso país, estando presente em 10 cidades, sendo 07 delas em Minas Gerais.
Tendo sido fundado em 1918 como Colégio Batista Mineiro, a instituição com 106 anos, é formada também pela Escola Batista de Música, Escola Batista de Idiomas e Escola Batista de Esportes, que somam pouco mais de 14 mil matrículas.
Atuando em um cenário bastante competitivo, os Colégios da Rede Batista de Educação têm se fortalecido ao longo das décadas e hoje conquistam significativas posições no ranking do Enem, figurando entre as primeiras escolas, por vários anos seguidos, nas várias cidades onde atua.
Diante do exposto, faremos um encontro virtual com as famílias do Inovação, para apresentar em detalhes a Rede Batista de Educação e o Colégio Batista Mineiro, explicar como será a transição e tirar dúvidas a respeito dos principais temas envolvidos nesta operação.
Na ocasião, iremos tratar do pedagógico, equipe, confessionalidade, mensalidades e demais temas pertinentes.
Nosso encontro virtual será:
07 de agosto, 2024 – 19h30 – no link que será enviado.Profª Neuza Maria Figueiredo de Matos
Profº Valseni Braga
Centro Educacional Inovação
Rede Batista de Educação”
No entanto, a maneira abrupta com que a decisão foi implementada gerou reações negativas. Ao chegarem na escola na manhã desta segunda (5), os alunos encontraram professores e colegas chorando devido à repentina mudança, o que acentuou ainda mais o clima de descontentamento e confusão na comunidade escolar.
Uma mãe, que preferiu não se identificar, expressou sua insatisfação com a falta de aviso prévio:
“Mandaram todos [os profesores] embora, não avisaram ninguém, nem pais e nem professores. Luto total no colégio, meu filho não parava de chorar! Tirei meu filho às pressas e ainda estão cobrando material do segundo semestre e a mensalidade de agosto.”
Além do impacto emocional, os pais que solicitaram a transferência dos filhos estão enfrentando cobranças financeiras decorrentes da transição. O setor financeiro do Colégio Inovação Poliedro informou a um pai de aluno:
“Para a rescisão de contrato, precisamos de uma carta escrita à mão pedindo o cancelamento. Se preferir, pode incluir o motivo. É necessário pagar o mês de agosto e a diferença do material do 2º semestre, no valor de R$ 1.348,00. Qualquer dúvida, estamos à disposição!”
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp
Outra mãe relatou que a mudança afetou os professores:
“Já assumiram as finanças, os professores do Poliedro já não têm mais emprego e nem plano de saúde a partir de hoje. Os professores foram pegos de surpresa, o clima é de velório no colégio! Alunos,pais e professores estão inconsoláveis”.
Embora a carta oficial enviada pelo colégio tenha destacado a importância de um novo projeto pedagógico, para muitos pais e professores, a maneira como a transição foi conduzida deixou mais perguntas do que respostas.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Comentários (2)
Por favor, me envie o link para entrar no grupo de whats
Boa noite!
Segue o link:
https://chat.whatsapp.com/GMSkMFSoyE6GF6swB9SpIl