IPVA só em fevereiro: Assembleia de MG aprova projeto que adia o início da cobrança do imposto
Os motoristas mineiros terão mais tempo para organizar o orçamento no início do ano. Nesta quinta-feira (12), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em segundo turno e sem votos contrários, o Projeto de Lei nº 1.336/2015, que altera o calendário de cobrança do IPVA no estado. Caso sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo), a medida valerá já a partir de 2025.
A proposta modifica a Lei nº 12.735/1997 e prevê que a cobrança do imposto será iniciada em fevereiro, de forma escalonada:
- Placas com finais 1, 2 e 3: pagamento em março;
- Placas com finais 4, 5 e 6: pagamento em abril;
- Placas com finais 7, 8, 9 e 0: pagamento em maio.
O objetivo da mudança, segundo o texto do projeto, é aliviar as despesas que tradicionalmente se acumulam no início do ano, como matrículas escolares e IPTU, oferecendo mais previsibilidade aos contribuintes.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Redução de alíquota e direito de recurso
Além de alterar o calendário, o projeto também autoriza o governo a reduzir a alíquota do imposto para até 1% e assegura aos proprietários de veículos o direito de recorrer caso discordem da base de cálculo utilizada para o IPVA.
Locadoras de veículos e efeito imediato
Durante a votação, uma emenda que previa a manutenção do pagamento do imposto em janeiro para locadoras de veículos foi rejeitada. O autor da emenda, deputado Ulysses Gomes (PT), justificou que a proposta beneficiaria apenas os cidadãos, mas enfrentou resistência do líder do governo, João Magalhães (MDB), que argumentou que pequenas locadoras seriam prejudicadas.
Outra emenda, que estabelece que a lei terá efeito imediato após sua publicação, foi aprovada. Isso significa que, se sancionada, a nova regra já valerá para o IPVA de 2025.
O texto agora segue para sanção ou veto do governador.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário