Incêndios Recordes Atingem a Amazônia: Mancha de Fogo de 500 km se Espalha pelo Sul da Floresta
Uma extensa mancha de fogo, com mais de 500 km de extensão, domina a região sul da Amazônia, afetando diretamente a Bolívia e os estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.
A situação crítica foi captada na manhã desta quarta-feira (28/8) por um mapa de concentração de monóxido de carbono, que evidencia uma vasta área em chamas.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
O satélite Copernicus registrou a dimensão assustadora do incêndio, revelando que a mancha de fogo possui aproximadamente 500 km de altura e 400 km de largura. Segundo Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (LAPIS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal),
“o sul da Amazônia está pegando fogo, literalmente”.
Barbosa explicou que as condições meteorológicas agravam a situação.
“Hoje há um jato de ar de baixos níveis descendo ali a Cordilheira dos Andes. A perspectiva é que, nos próximos dias, isso aumente, assim como a temperatura só vai aumentar para acima da média dessa época do ano”, afirmou.
O aumento no número de queimadas na Amazônia é preocupante. Dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicam que, apenas em agosto de 2024, foram registrados 28.697 focos de calor na região. Em termos nacionais, o número de focos de queimadas em agosto de 2024 já é o maior para o mês desde 2010, com um total de 53.976 focos até esta terça-feira (27/8). Em agosto de 2010, o país contabilizou 90.444 focos de incêndio.
A situação exige atenção imediata das autoridades e medidas urgentes para conter o avanço das queimadas, que ameaçam não só o meio ambiente, mas também as comunidades locais e a biodiversidade da região.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário