Eclipse Solar “Anel de Fogo” poderá ser visto no Sudeste nesta quarta-feira (2)
Nesta quarta-feira (2), um fenômeno astronômico raro e impressionante, o Eclipse Anular do Sol, será visível em parte do Brasil. Popularmente conhecido como “Anel de Fogo”, o evento cria um círculo brilhante ao redor da Lua, que se alinha entre a Terra e o Sol.
O fenômeno ocorre quando o diâmetro aparente da Lua é menor do que o do Sol, o que impede que a sombra da Lua cubra totalmente o disco solar, formando um anel luminoso no céu. De acordo com o Observatório Nacional (ON), o eclipse será visto como anular em uma faixa estreita que atravessa os oceanos Pacífico e Atlântico, além de áreas do extremo sul da América do Sul, como Chile e Argentina.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
No Brasil, o eclipse será visível de forma parcial em estados da região Sul, no sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do ON, quanto mais ao sul estiver o observador, maior será a área eclipsada.
Como observar o eclipse
O “Anel de Fogo” deverá ser visível próximo ao pôr do sol, com variação de horário conforme o estado. Para quem deseja acompanhar o evento, a recomendação é procurar um local com vista desobstruída para o oeste.
Josina Nascimento alerta para os cuidados necessários ao observar o fenômeno:
“Em hipótese alguma olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não são seguros. É essencial utilizar filtros certificados, como os óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14”, explicou a astrônoma.
Transmissão ao vivo
O Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo do eclipse por meio de seu canal no YouTube, para que todos possam acompanhar o fenômeno, mesmo à distância. O link da transmissão é: https://www.youtube.com/live/uVeMFELkRKU?si=pFL1LfmGXJ_lXnQA.
O evento promete ser um espetáculo para os entusiastas da astronomia e curiosos em geral, reforçando a beleza e o mistério dos fenômenos celestes.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário