DMAE realiza manobras para garantir o abastecimento de água em Poços de Caldas
A estiagem prolongada, sem previsão de chuvas para as próximas semanas, tem afetado drasticamente o abastecimento de água em várias regiões do Brasil. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), milhares de municípios enfrentam seca severa ou extrema. Poços de Caldas, em particular, está classificada como em situação de seca severa.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
O município, que depende exclusivamente de chuvas para o abastecimento, está enfrentando desafios significativos. Em resposta, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) criou um “Gabinete de Crise Hídrica”, composto por representantes de diversos setores da autarquia, com o objetivo de planejar e executar ações que minimizem os impactos da crise para a população. Entre as principais medidas adotadas estão as manobras de distribuição de água.
Manobras de abastecimento
As manobras realizadas pelo DMAE consistem na redução e alteração escalonada das vazões captadas, de forma a utilizar a reserva técnica de maneira otimizada. O processo envolve o fechamento temporário do registro de água em determinadas áreas para priorizar o abastecimento em outras, em um sistema intercalado entre os diversos reservatórios da cidade.
A fim de minimizar os transtornos à população, as manobras têm durado entre três e cinco horas em cada setor. No entanto, o tempo pode variar conforme a necessidade. A recomendação do DMAE é que todos os imóveis tenham caixas d’água com capacidade suficiente para 24 horas de consumo, conforme a legislação vigente. Isso evita que os moradores dependam exclusivamente do abastecimento direto da rede pública, garantindo reserva em caso de interrupções temporárias.
Central de atendimento
Para mais informações ou dúvidas sobre os locais e horários das manobras, o DMAE disponibiliza uma Central de Atendimento, que pode ser contatada pelo telefone 0800-283-6080.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário