Conta de luz terá redução em novembro com volta da bandeira amarela, anuncia Aneel
Após dois meses de bandeira vermelha, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a tarifa da conta de luz para novembro será reajustada para a bandeira amarela.
A medida foi possível devido à melhora nas condições de geração de energia, resultante do aumento no volume de chuvas no país.
Com a alteração, a taxa adicional, que em outubro foi de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, será reduzida para R$ 1,885 por 100 kWh em novembro. Essa mudança trará um alívio para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Apesar da melhora nas condições, a Aneel ressalta que as previsões de chuvas e vazões nos reservatórios ainda estão abaixo da média, o que exige a manutenção de uma taxa extra para cobrir a necessidade de geração termelétrica complementar, que visa garantir o fornecimento contínuo de energia.
A bandeira vermelha no patamar 2, adotada em outubro, impactou significativamente a inflação. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia de outubro registrou alta de 0,54%, com a energia elétrica como o principal fator de pressão.
Histórico de bandeiras
O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado pela Aneel em 2015 como forma de refletir os custos variáveis de geração de energia e sinalizar aos consumidores esses custos. Desde abril de 2022 até julho de 2024, a bandeira verde permaneceu em vigor, indicando condições favoráveis para geração de energia. Em agosto, houve a adoção da bandeira amarela, seguida pela vermelha nos patamares 1 e 2 em setembro e outubro, respectivamente.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário