Conta de luz ficará mais cara em outubro com acionamento da bandeira vermelha 2, anuncia Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (29), que a bandeira tarifária será vermelha, patamar 2, durante o mês de outubro. Esse é o nível mais alto do sistema de bandeiras tarifárias, o que implica uma cobrança adicional nas contas de luz, refletindo o custo real da energia para o consumidor.
A partir de 1º de outubro, a cobrança extra será de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, permanecendo válida até o fim do mês. O principal fator para o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi a previsão de baixa pluviosidade nos reservatórios das hidrelétricas e a alta do preço da energia no mercado ao longo do período.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Histórico recente das bandeiras
Desde abril de 2022, uma sequência de bandeiras verdes predominava, sinalizando melhores condições de geração de energia. No entanto, essa tendência foi interrompida em julho de 2024 com a ativação da bandeira amarela, seguida por uma bandeira verde em agosto e pela bandeira vermelha, patamar 1, em setembro.
Originalmente, a Aneel havia definido a bandeira vermelha patamar 2 para setembro, mas, após a revisão de dados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a decisão foi revista, resultando na aplicação da bandeira vermelha patamar 1, com uma cobrança de R$ 4,463 a cada 100 kWh consumidos.
Impacto da seca nas regiões Sudeste e Centro-Oeste
A seca severa que atinge as regiões Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de armazenamento dos reservatórios do país, é uma das principais causas do aumento nos custos da energia. Com o nível dos reservatórios reduzido, a necessidade de acionar as termelétricas para garantir o fornecimento durante os picos de consumo resulta em tarifas mais altas.
Para evitar um cenário de racionamento ou falta de energia, o governo federal adotou medidas de represamento da água nos reservatórios dessas regiões e do Norte. Além disso, a volta do horário de verão, recomendada pelo ONS, está sendo considerada como uma alternativa para aliviar o sistema elétrico.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário