Barragem de Rejeitos da INB em Caldas Sai de Situação de Emergência e Entra em Nível de Alerta
A Agência Nacional de Mineração (ANM) reclassificou uma das barragens das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Caldas, Minas Gerais, retirando-a da situação de emergência e colocando-a em nível de alerta, conforme nova regulamentação.
A mudança ocorreu após a atualização da documentação da barragem, sem necessidade de intervenções estruturais.
A Barragem de Rejeitos das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Caldas, Minas Gerais, deixou de ser classificada como nível 1 de emergência e passou a ser classificada como Nível de Alerta, conforme nova regulamentação da Agência Nacional de Mineração (ANM).
A alteração foi anunciada após a INB ter atualizado a documentação da barragem, comprovando sua estabilidade e segurança.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Segundo Letícia Oliveira Alves, gerente de descomissionamento da unidade, a mudança não envolveu modificações estruturais na barragem.
“Não realizamos nenhuma modificação na barragem, nenhuma intervenção ou obra. O que mudou foi a comprovação documental da segurança, que a equipe interna já havia identificado”, afirmou Letícia.
A barragem, construída há mais de 40 anos, foi projetada sob normativas muito diferentes das atuais, que se tornaram mais rígidas ao longo do tempo devido a incidentes anteriores.
“Os fatores de segurança da época eram considerados suficientes, mas com a evolução das legislações, esses mesmos fatores passaram a não ser mais considerados adequados para garantir a classificação da estrutura como estável”, completou a gerente.
Ações em Andamento e Situação da Barragem D4
Além da reclassificação da Barragem de Rejeitos, outras ações estão sendo realizadas pela INB, com o objetivo de retirar completamente o nível de alerta.
“Estamos realizando outras ações, algumas já em execução, para que possamos, em breve, retirar esse nível de alerta”, disse Alves.
No entanto, a situação da barragem D4, outra estrutura da INB em Caldas, permanece em nível de emergência. De acordo com Letícia, uma série de ações já foi concluída para a barragem D4, incluindo a entrega da obra do canal de desvio de drenagens pluviais e o início da dragagem parcial do reservatório.
“As próximas atividades já estão contratadas, e estamos aguardando alguns resultados para que também possamos retirar o nível de emergência dessa barragem”, afirmou.
Comissão Interministerial de Descomissionamento
Em junho deste ano, foi criada uma comissão de órgãos federais para acompanhar o plano de descomissionamento das barragens da INB em Caldas. A comissão, formada durante uma audiência pública no Congresso Nacional, é uma força-tarefa permanente destinada a agilizar os trabalhos de descomissionamento das barragens de rejeitos e de toda a instalação industrial.
Os órgãos que compõem a comissão deverão acompanhar e planejar cada etapa do projeto de descomissionamento, além de garantir que os prazos sejam definidos e cumpridos. Durante a reunião, a ANM apresentou o cronograma de ações, incluindo investigações geológicas e estudos de estabilidade, que estão previstos para os próximos meses.
Histórico da INB em Caldas
A INB em Caldas abriga a primeira mina de urânio do Brasil, desativada em 1995. Desde então, as instalações industriais da mina, incluindo as barragens de rejeitos, estão em processo de descomissionamento. Em 2023, as barragens D4 e de rejeitos foram classificadas como nível 1 de emergência.
A Barragem de Rejeitos, por exemplo, contém 12,5 mil toneladas de resíduos radioativos, incluindo urânio, torta II, mesotório e rádio, ocupando uma área equivalente a 50 campos de futebol. O projeto total de descomissionamento, que ainda requer estudos aprofundados, está estimado em US$ 500 milhões.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário