Saiba Como Bloquear Gratuitamente Ligações de Telemarketing de Empresas de Telecomunicações e Bancos
O telemarketing, que promove produtos e serviços por meio de chamadas telefônicas, é um recurso amplamente utilizado no Brasil. Para muitos, no entanto, essas ligações são invasivas e indesejadas. A fim de atender à crescente demanda da sociedade por mais privacidade, as principais Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Instituições Financeiras se uniram para criar a plataforma “Não Me Perturbe”.
O que é o “Não Me Perturbe”?
O “Não Me Perturbe” é uma ferramenta online, acessível pelo site https://www.naomeperturbe.com.br/, que permite aos consumidores bloquear chamadas de telemarketing de prestadoras de serviços de telecomunicações e instituições financeiras que oferecem empréstimos consignados e cartões de crédito consignado.
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Como Funciona
1. Acesso: Visite o site do “Não Me Perturbe”. Caso não tenha cadastro, clique em “Cadastrar” ou “Quero me cadastrar” e siga as instruções para criar sua conta. Se já for cadastrado, faça o login.
2. Cadastro de Bloqueio: Após o login, clique em “Novo bloqueio”. Insira o número de telefone que deseja bloquear e selecione as empresas das quais não quer mais receber chamadas. Clique em “Enviar” e, se desejar, imprima o comprovante da solicitação.
Prazo e Exclusões
O bloqueio será efetivado em até 30 dias corridos após a solicitação. É importante ressaltar que o bloqueio não se aplica a chamadas para confirmação de dados, prevenção a fraudes, cobrança de dívidas, e retenção de solicitações de portabilidade, incluindo ofertas de refinanciamento.
Expansão para Instituições Financeiras
Inicialmente destinada às telecomunicações, a plataforma foi estendida para incluir instituições financeiras após a solicitação da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e da ABBC (Associação Brasileira de Bancos). Assim, além de bloquear ofertas de serviços como telefonia e internet, é possível evitar ligações sobre empréstimos consignados e cartões de crédito consignado.
Empresas de Telecomunicações Participantes
As principais prestadoras de serviços de telecomunicações que participam da plataforma incluem:
– Algar
– Claro
– Oi
– Sercomtel
– Sky
– Tim
– Vivo
Bancos Participantes
Entre as instituições financeiras que aderiram à plataforma estão:
– Agibank
– BMG
– BRB
– BV
– Banco Alfa
– Banco C6 Consignado
– Banco Master
– Banco do Brasil
– Bancoob
– Banpará
– Banrisul
– Bradesco
– Bradesco Financiamentos
– CCB Brasil
– CCB Brasil Financeira
– Caixa
– Cetelem
– Daycoval
– Digio
– Facta Financeira
– Financeira Alfa
– Inter
– Itaú Consignado
– Itaú-Unibanco
– Mercantil do Brasil
– Mercantil do Brasil Financeira
– PAN
– Paraná Banco
– Safra
– Santander / Olé
– Sicredi
– Zema Financeira
Estatísticas
Até agosto de 2022, a plataforma contava com 5,7 milhões de usuários cadastrados e mais de 5,6 milhões de números de telefone bloqueados.
Contato e Reclamações
Caso uma empresa não cumpra as regras do “Não Me Perturbe”, o consumidor pode usar um formulário de contato disponível na plataforma para notificar a infração. As respostas são prometidas em até cinco dias úteis.
O “Não Me Perturbe” representa um avanço significativo na proteção da privacidade dos consumidores, oferecendo uma solução prática e gratuita para gerenciar e reduzir as chamadas indesejadas de telemarketing.
Fonte: Com informações de Agência Brasil, Anatel e Não me Perturbe.
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