Reunião debate acessibilidade em obras públicas em Poços de Caldas
Atualizado em 12/02/2025
Na última terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Assistência Social reuniu a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, a Rede da Pessoa com Deficiência (PCD) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conpede) para alinhar as ações da Prefeitura relacionadas à acessibilidade em obras públicas.
O principal objetivo do encontro foi garantir a representatividade da comunidade PCD na discussão, elaboração e acompanhamento de projetos urbanos, assegurando medidas de acessibilidade física, como ampliação de calçadas, instalação de rampas, elevadores, piso tátil, largura adequada de portas, banheiros acessíveis, corrimãos, entre outras melhorias.
A reunião ocorreu no novo Centro Administrativo, um prédio projetado para ser totalmente acessível. No entanto, segundo a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho, o espaço ainda passará por pequenos ajustes indicados pela Rede da Pessoa com Deficiência.
“No próprio Centro Administrativo, que tem uma estrutura que facilita e incentiva a presença das pessoas com deficiência, também serão necessários alguns pequenos ajustes, sugeridos pelos membros da Rede da Pessoa com Deficiência”, destacou.
Já o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, José Benedito Damião, ressaltou a importância do encontro.
“Foi uma reunião muito proveitosa e fundamental para oferecer um melhor embasamento para as licitações. Foi possível conhecer e entender as necessidades das pessoas com deficiência e ouvir as ideias sobre acessibilidade. Agora, vamos formatar os processos a partir da escuta do público PCD”, afirmou.
A Rede da Pessoa com Deficiência atua de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/2015, que reconhece a deficiência como resultado da interação entre limitações individuais e barreiras urbanísticas, arquitetônicas, tecnológicas e atitudinais. A iniciativa tem como foco garantir o pleno acesso a oportunidades em condições de igualdade para todos.
Deixe um comentário