Terras Raras – A Riqueza Está em Caldas, Não em Poços, afirma vereador
Em sua participação no programa Café Interativo ontem (25/06), o vereador e pré-candidato a prefeito de Caldas, Daniel Tygel, fez importantes declarações sobre a exploração de terras raras na região.
Tygel afirmou que, ao contrário do que tem sido amplamente divulgado, a maior parte das áreas de exploração não está localizada em Poços de Caldas, mas sim em Caldas.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
“Na verdade, praticamente tudo que vai ter de terras raras nesse primeiro momento, pelo menos nos primeiros 13 anos, é no município de Caldas, não em Poços de Caldas. Mesmo a parte que compete à Cerâmica Togni e outras empresas, fica lá em Caldas,” afirmou o vereador.
Ele detalhou que as frentes de lavra iniciais para os próximos 10 a 12 anos estão concentradas em Caldas, incluindo o processo de beneficiamento, que agrega valor à produção.
Tygel destacou sobre o início do processo ambiental:
“A forma como tem sido noticiada, a vinda do governador foi em Poços de Caldas, mas tanto a central de beneficiamento quanto as frentes de lavra, caso seja aprovado o processo de licença ambiental, estão todas dentro do município de Caldas, perto da região onde fica a Chapada, entre Caldas, Andradas e Poços de Caldas.”
Além disso, Tygel mencionou que toda a parte do ICMS, especialmente relacionada ao beneficiamento e às atividades indiretas como o CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), beneficiará Caldas.
Assista ao programa Café Interativo na íntegra:
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário