Projeto debate papel da mulher e combate desigualdade em escolas de Poços de Caldas
Atualizado em 01/07/2025
Mais de 700 alunos do 6º ao 9º ano participaram, ao longo deste ano, do projeto “Lugar de Mulher é onde quiser”, desenvolvido em escolas de Poços de Caldas. A iniciativa, idealizada e executada pela pedagoga Ana Paula Ferreira, teve como foco discutir os altos índices de feminicídio e outras violências contra as mulheres no Brasil, além de promover a reflexão sobre a desigualdade de gênero e o fortalecimento das meninas no ambiente escolar.
Atividades nas escolas
O projeto foi realizado nas escolas Estadual Tamm Bias Fortes, Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, Dr. Haroldo Affonso Junqueira e Municipal Presidente Washington Luís. Ao todo, foram 11 encontros em cada unidade, com temas variados a cada mês, envolvendo desde o papel da mulher na arte e na política, até sua atuação no esporte e na ciência.
De acordo com a pedagoga Ana Paula Ferreira, a proposta surgiu da necessidade de ampliar o debate sobre a desigualdade enfrentada pelas mulheres.
“Quando pensamos em machismo, lembramos de discursos preconceituosos, mas ele está presente em várias dimensões sociais: na baixa empregabilidade feminina, nos salários menores, na violência doméstica, na feminização da pobreza e em muitos outros aspectos que subalternizam ou objetificam a mulher”, destacou.
Reflexão e participação dos estudantes
A metodologia adotada foi diversificada e interativa, com rodas de conversa, cine debates, painéis fotográficos, jogos da memória e aulas dialogadas. Os alunos foram incentivados a perguntar, compartilhar vivências e refletir sobre os papéis sociais e suas próprias posturas.
Para a vice-diretora da Escola Municipal Presidente Washington Luís, Luciana Pereira, os encontros tiveram um impacto positivo.
“As atividades trouxeram reflexões importantes e ajudaram toda a comunidade escolar a entender melhor o papel da mulher na sociedade e sua luta por respeito e igualdade”, avaliou.
Apoio institucional
O projeto foi viabilizado por meio de um edital da Secretaria Municipal de Promoção Social e do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A supervisora Fernanda Monteiro Leão, que acompanhou as atividades na Escola Haroldo Affonso Junqueira, destacou a relevância da iniciativa.
“A conscientização sobre o papel da mulher é fundamental e precisa estar presente na escola, onde se formam as bases para o respeito e a igualdade”, afirmou.
O projeto “Lugar de Mulher é onde quiser” segue como referência na promoção de debates sobre direitos das mulheres e no enfrentamento das desigualdades de gênero em Poços de Caldas.
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário