Chegada do inverno reforça alerta para cuidados com a saúde em Poços de Caldas
Atualizado em 22/06/2026
Estação mais fria do ano aumenta os riscos de doenças respiratórias; Secretaria de Saúde reforça orientações de prevenção e atenção especial a crianças e idosos
O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho em todo o hemisfério sul, marcando o início da estação mais fria do ano. Em Poços de Caldas, conhecida pelas temperaturas mais baixas da região, o período exige atenção redobrada da população, especialmente com a saúde e o bem-estar.
O inverno é caracterizado pela redução das temperaturas, dias mais curtos e maior incidência de doenças respiratórias, como gripes, resfriados, crises de asma e agravamento de doenças crônicas. Com o clima mais seco e frio, o organismo tende a ficar mais vulnerável, favorecendo a circulação de vírus e bactérias.
Atenção redobrada com crianças e idosos
Os grupos mais sensíveis nesse período são as crianças e os idosos, que podem apresentar maior risco de complicações respiratórias e desidratação. Por isso, é fundamental intensificar os cuidados com a saúde, mantendo a hidratação, alimentação adequada e ambientes arejados, mesmo nos dias mais frios.
A vacinação em dia também é uma das principais formas de prevenção contra doenças sazonais, como a gripe, contribuindo para reduzir internações e complicações.
Medidas de prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a adotar medidas simples e eficazes durante o inverno, como manter a hidratação, mesmo sem sensação de sede, evitar locais fechados e com aglomerações, lavar as mãos com frequência, manter os ambientes ventilados, utilizar roupas adequadas para proteção contra o frio e manter a caderneta de vacinação atualizada.
Essas ações ajudam a reduzir a disseminação de doenças e garantem mais proteção à população durante o período.
Rede de saúde: UBS como porta de entrada
Em casos de sintomas leves, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a principal porta de entrada para o atendimento no Sistema Único de Saúde (Sistema Único de Saúde). As UBSs estão preparadas para avaliação clínica, acompanhamento e encaminhamentos quando necessário.
Já em situações mais graves, como dificuldade respiratória intensa, febre persistente ou agravamento de condições clínicas, a recomendação é buscar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona como serviço de urgência e emergência.
O secretário municipal de Saúde, José Gabriel Pontes Baeta, ressaltou a importância da prevenção durante os meses mais frios do ano e reforçou o papel da população na adoção de medidas simples que ajudam a reduzir a circulação de doenças respiratórias.
“Com a chegada do inverno, é fundamental que todos redobrem os cuidados com a saúde, especialmente crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Manter a vacinação em dia, hidratar-se adequadamente, evitar ambientes fechados e procurar atendimento logo nos primeiros sinais de agravamento são atitudes que fazem toda a diferença. A prevenção continua sendo nossa principal aliada para proteger a população e garantir um inverno mais seguro e saudável para todos.” destacou.

Nossos canais de comunicação:

Deixe um comentário