BRASIL 1 x 7 ALEMANHA: Os 10 anos de uma ‘tragédia’
Relembre os 7 a 1 da Alemanha no Brasil
Em 8 de julho de 2014, a seleção brasileira sofreu uma das derrotas mais humilhantes e surpreendentes de sua história na Copa do Mundo, sediada no Brasil. Naquele dia, a Alemanha impôs uma goleada de 7 a 1 sobre o Brasil, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, garantindo sua vaga na final contra a Argentina.
Nas arquibancadas, o que se viu foram lágrimas, espanto e olhares incrédulos. A derrota relembrou o “Maracanazo” de 1950, quando o Brasil perdeu para o Uruguai na final da Copa do Mundo, também em casa. No entanto, a derrota de 2014 foi ainda mais surpreendente e dolorosa.
A equipe brasileira, comandada por Luiz Felipe Scolari, tinha Carlos Alberto Parreira como coordenador técnico e depositava suas esperanças em Neymar, jovem talento do Barcelona. A convocação de Scolari deixou de fora jogadores experientes como Kaká, Robinho e Ronaldinho Gaúcho, o que gerou críticas e preocupações sobre a inexperiência do elenco.
Uma das novidades na seleção foi o atacante Bernard, do Atlético Mineiro, chamado por Scolari de “Alegria nas Pernas” devido à sua habilidade e velocidade. A seleção vinha de uma vitória na Copa das Confederações de 2013, onde derrotou a Espanha por 3 a 0 no Maracanã, aumentando o otimismo dos torcedores.
Na fase de grupos da Copa de 2014, o Brasil venceu a Croácia (3 a 1), empatou com o México (0 a 0) e derrotou Camarões (4 a 1). Nas oitavas de final, venceu o Chile nos pênaltis (3 a 2) após um empate de 1 a 1 no tempo normal. Nas quartas de final, venceu a Colômbia por 2 a 1, mas perdeu Neymar por lesão e o capitão Thiago Silva por suspensão.
No dia da semifinal contra a Alemanha, Scolari escalou Bernard no lugar de Neymar, tentando manter o time ofensivo. No entanto, a tática falhou logo nos minutos iniciais. Aos 10 minutos, Müller abriu o placar, seguido por Klose, Kroos (duas vezes) e Khedira, levando a Alemanha a um impressionante 5 a 0 no primeiro tempo. Schürrle marcou mais dois gols no segundo tempo, e Oscar descontou para o Brasil no final.
A seleção brasileira estava em colapso, sem esquema tático e totalmente dominada pela Alemanha. A derrota de 7 a 1 se tornou uma marca na história do futebol brasileiro, um episódio de dor e reflexão sobre a estrutura do esporte no país.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Ficha Técnica
Brasil 1 x 7 Alemanha
Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte
Data: 8 de julho de 2014 (terça-feira)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Marco Rodríguez (MEX)
Assistentes: Marvin Torrentera (MEX) e Marcos Quintero (MEX)
Cartão Amarelo: Dante (Brasil)
Gols:
Brasil: Oscar, aos 44 minutos do segundo tempo
Alemanha: Müller, aos 10′, Klose, aos 22′, Kroos, aos 23′ e 25′, Khedira, aos 28′ do primeiro tempo; Schürrle, aos 23′ e 33′ do segundo tempo
Brasil:
Júlio César; Maicon, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo e Fernandinho (Paulinho); Bernard, Oscar e Hulk (Ramires); Fred (Willian)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Alemanha:
Neuer; Lahm, Boateng, Hummels (Mertesacker) e Höwedes; Schweinsteiger e Khedira (Draxler); Müller, Kroos e Özil; Klose (Schürrle)
Técnico: Joachim Löw
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário