Santa Casa de Poços de Caldas terá leitos de UTI exclusivos para pacientes com queimaduras graves
A Santa Casa de Poços de Caldas (MG) iniciou um processo de ampliação no atendimento de pacientes que sofreram queimaduras mais graves. Recentemente credenciado como hospital de porte 3, a instituição passará a contar com leitos de UTI exclusivos para esses pacientes, proporcionando um atendimento especializado que anteriormente só era encontrado em Belo Horizonte.
Desde 2022, o Estado de Minas Gerais aumentou o número de hospitais credenciados para tratar pessoas com queimaduras graves. A Santa Casa de Poços de Caldas, que em 2022 atendeu 14 pacientes, viu esse número saltar para 36 em 2023, após ser credenciado como hospital de porte 2. Em janeiro deste ano, ao receber o credenciamento como hospital de porte 3, a instituição já atendeu 37 pacientes em seis meses.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Além da Santa Casa de Poços de Caldas, outros cinco hospitais na região também foram credenciados para atendimento de queimados: o Hospital Alzira Velano, em Alfenas; o Hospital das Clínicas de Itajubá; a Santa Casa de Passos; e o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, todos como porte 2. A Santa Casa de Poços de Caldas se junta agora à Santa Casa de São Sebastião do Paraíso como as únicas de porte 3 na região.
“O porte 3 é capacitado para atender pacientes que classificamos como grandes queimados, com queimaduras superiores a 20% de 2º grau ou mais de 10% de 3º grau, entre outras classificações. São pacientes que necessitam de uma abordagem multidisciplinar, que inclui cirurgia plástica, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos e nutricionistas. É uma visão abrangente e complexa do paciente”, explicou Renan Vicente Starling Braga, diretor técnico da Santa Casa de Poços de Caldas.
Atualmente, os pacientes queimados em Poços de Caldas são atendidos junto com outros pacientes, mas uma ala específica já foi montada. Até o final do ano, seis leitos exclusivos para queimados estarão prontos, permitindo uma assistência mais focada e especializada. Com o novo credenciamento, o hospital contará com uma equipe dedicada exclusivamente a esses casos.
“O paciente dá entrada pela urgência e emergência, onde é avaliado pela equipe de cirurgia plástica e clínica. Um plano de tratamento individualizado é traçado para determinar se o tratamento será feito na enfermaria ou na UTI. Além disso, a assistência multidisciplinar, incluindo psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, começa desde a admissão”, explicou Natália Nacarato, coordenadora da UTI de queimados da Santa Casa.
Entre 2019 e 2023, mais de 13 mil pessoas foram internadas por queimaduras em Minas Gerais. A ampliação da rede de atendimento garante um suporte imediato e de alta qualidade, aumentando as chances de recuperação rápida e reduzindo as sequelas das queimaduras.
“Isso traz um benefício significativo para a saúde, possibilitando uma recuperação mais rápida e minimizando as sequelas”, concluiu Natália Nacarato.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário