Mutirão de negociação de dívidas começa neste sábado (1º); Feirão Limpa Nome já está em andamento
Atualizado em 27/02/2025
O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira começa neste sábado (1º) e seguirá até 31 de março, oferecendo aos consumidores a oportunidade de renegociar dívidas bancárias em condições especiais. A iniciativa é organizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons estaduais.
Mais de 160 instituições financeiras participam da ação, permitindo a renegociação de dívidas em cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros tipos de crédito bancário. No entanto, não são incluídas dívidas prescritas ou aquelas com bens dados em garantia.
As condições oferecidas incluem parcelamento, descontos no valor devido e taxas de juros reduzidas, conforme a política de crédito de cada instituição. Os consumidores podem negociar diretamente com os bancos por canais oficiais, pelo Portal do Consumidor (consumidor.gov.br) ou nos Procons.
Famílias mais cautelosas com gastos
O mutirão ocorre todos os anos, em março e novembro, desde 2019, e já possibilitou a renegociação de 33 milhões de contratos. Na última edição, realizada em novembro de 2024, foram repactuados 1,75 milhão de contratos, proporcionando alívio financeiro para consumidores endividados.
Segundo Amaury Oliva, diretor de cidadania financeira da Febraban, o mutirão oferece condições mais favoráveis de pagamento, além de atuar na prevenção do superendividamento e na educação financeira por meio de cursos e conteúdos gratuitos.
A lista de instituições participantes e o passo a passo para a negociação estão disponíveis no site Meu Bolso em Dia Febraban (meubolsoemdia.com.br).
Feirão Limpa Nome já está em andamento
Desde a última segunda-feira (24), a Febraban, o Serasa e os Correios estão promovendo o Feirão Limpa Nome, que segue até 31 de março. O atendimento é presencial nas agências dos Correios, sem cobrança de taxas.
Em Minas Gerais, onde há 7,1 milhões de endividados, os consumidores podem buscar atendimento em 1.916 agências. No estado, existem 46,7 milhões de dívidas registradas, com descontos especiais.
No país, o feirão conta com 1.456 empresas que oferecem descontos de até 99% e parcelamentos em até 72 vezes, ajudando os consumidores a quitar suas dívidas e melhorar a pontuação no Serasa Score.
Bancos, financeiras, empresas de telefonia, lojas, faculdades e concessionárias de serviços básicos (água, energia e gás) fazem parte da iniciativa, que disponibiliza 602 milhões de ofertas para renegociação.
Com essas ações, milhões de brasileiros poderão reorganizar suas finanças e recuperar o acesso ao crédito de forma sustentável.
Deixe um comentário