FRAUDE INSS: Aposentados e pensionistas podem pedir devolução de descontos indevidos a partir desta quarta-feira (14)
Atualizado em 14/05/2025
A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos indevidos em seus benefícios já podem solicitar o ressarcimento dos valores. O serviço está disponível pelo aplicativo Meu INSS e pela Central de Atendimento 135.
Segundo o INSS, os beneficiários poderão consultar diretamente no aplicativo qual associação realizou a cobrança e o valor descontado. Com essas informações, será possível confirmar se o desconto foi autorizado ou não. Caso o aposentado ou pensionista não reconheça a cobrança, o próprio aplicativo encaminhará a contestação à associação ou sindicato responsável.
A entidade terá 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização. Se não conseguir, terá mais 15 dias para devolver o valor ao INSS, que será responsável por repassá-lo ao beneficiário. Por medida de segurança, os valores não serão depositados diretamente nas contas bancárias, como forma de proteger dados e evitar novas fraudes.
A medida faz parte das ações para combater um esquema de cobranças irregulares identificado pelo governo federal. De acordo com o Ministério da Previdência, cerca de R$ 6,3 bilhões foram desviados entre 2019 e 2025 em descontos não autorizados feitos por associações de aposentados e pensionistas.
Como baixar o aplicativo Meu INSS:
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular
- No campo de busca, digite “Meu INSS”
- Clique em “Instalar”
- Aceite os termos de uso
- O acesso é feito por meio da conta gov.br
- Autorize o aplicativo a acessar seus dados
Também é possível acessar o serviço pelo computador, diretamente no site oficial do Meu INSS.
A recomendação do INSS é para que todos os segurados verifiquem seus contracheques e consultem eventuais descontos não reconhecidos.
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário