Voltar para Notícias

DMAE registra 12 casos de vandalismo em instalações e estuda reforço na segurança

Atualizado em 02/07/2025

 

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) enfrenta uma série de problemas relacionados a atos de vandalismo em Poços de Caldas. Levantamento realizado pela autarquia aponta que, nos seis primeiros meses de 2025, foram registradas 12 ocorrências envolvendo furto de cabos e equipamentos, além de arrombamentos em estações elevatórias de esgoto, reservatórios de água tratada e no almoxarifado central.

Os ataques têm prejudicado diretamente o sistema de telemetria do DMAE, responsável pelo monitoramento remoto de suas instalações. Com isso, algumas regiões do município acabam enfrentando problemas pontuais no abastecimento de água, além dos prejuízos financeiros causados aos cofres públicos.

Soluções em estudo

Para conter esses crimes, o DMAE já realiza estudos e busca soluções junto a empresas especializadas em segurança patrimonial. De acordo com o diretor do departamento, Paulo César Silva, o assunto envolve também a segurança pública e exige ações integradas com as forças policiais e outros órgãos.

“Isso é um problema de segurança pública e cabe às instituições pensar em soluções, agindo em paralelo às forças de segurança locais. Estamos viabilizando contato com empresas especializadas para tentarmos uma solução para o problema”, afirmou.

Durante o 53º Congresso de Saneamento, promovido pela Assemae, o departamento conheceu novas tecnologias e estratégias de proteção para o setor, como monitoramento remoto, alarmes perimetrais e reforço físico em áreas estratégicas. Desde então, já foram realizados contatos com empresas do setor e o DMAE estuda a viabilidade de contratação, via processo licitatório.

Nova ocorrência nesta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira (2), mais um ato de vandalismo foi registrado. O alvo foi o Reservatório Europa, responsável pelo abastecimento dos bairros Santa Maria, parte do Santa Augusta e Jardim Planalto. Criminosos furtaram fios e equipamentos usados na operação remota do local.

A ação comprometeu o monitoramento da unidade, exigindo que equipes do DMAE fossem deslocadas rapidamente para o local, a fim de realizar os reparos necessários e restabelecer o funcionamento do sistema.

“De imediato, quando o contato via telemetria é perdido em alguma instalação do DMAE, nossos servidores são escalados para vistoriar o local e promover os reparos necessários, evitando o desabastecimento. Mas já estamos estudando e envidando esforços para que o problema da segurança seja resolvido o mais rápido possível”, destacou o diretor Paulo César Silva.

Monitoramento contínuo

Enquanto o processo de reforço na segurança não é concluído, o DMAE segue contando com a dedicação de seus servidores, que atuam prontamente a cada nova ocorrência. A expectativa da autarquia é que, com a contratação de soluções especializadas, seja possível reduzir significativamente os danos e prejuízos causados pelos atos de vandalismo que, além de afetarem a operação do sistema, prejudicam a população.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias