Cultura que salva vidas: campanha de higiene das mãos premia setores e reforça segurança do paciente na Santa Casa
Atualizado em 23/06/2026

A Santa Casa de Poços de Caldas realizou, na última segunda-feira (15), a cerimônia de encerramento da Campanha Intersetorial de Higiene das Mãos 2026, iniciativa que mobilizou diversos setores da instituição em ações voltadas à prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. Durante o evento, foram premiadas as equipes que mais se destacaram ao longo da campanha.
A ação teve como principal objetivo incentivar o engajamento dos colaboradores na promoção da higiene das mãos, considerada uma das medidas mais eficazes para reduzir riscos de infecções e garantir maior segurança aos pacientes.
Mobilização envolveu colaboradores, pacientes e acompanhantes
Ao longo da campanha, os setores participantes desenvolveram atividades de conscientização destinadas não apenas aos profissionais de saúde, mas também aos pacientes e acompanhantes. As ações buscaram disseminar boas práticas de higiene, estimular a melhoria dos indicadores institucionais e fortalecer a cultura de segurança dentro do ambiente hospitalar.
A enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), Damiana Silva, destacou o comprometimento das equipes.
“A participação e a criatividade demonstram que, quando trabalhamos juntos, conseguimos promover mudanças positivas, melhorar nossos indicadores e oferecer uma assistência cada vez mais segura e de qualidade aos pacientes.”
Ela também agradeceu o envolvimento dos setores participantes.
“Em nome do SCIRAS, agradeço sinceramente a todos os setores participantes. O comprometimento de vocês foi fundamental para fortalecer a conscientização sobre a importância da Higiene das Mãos e para promover um ambiente cada vez mais seguro para nossos pacientes e equipes.”
Alas A e B conquistam o primeiro lugar
O grande destaque da campanha foi a equipe das Alas A e B, vencedora da competição com a ação “Árvore da Segurança do Paciente e Painel Defensores da Higiene das Mãos”.
A proposta apresentou uma dinâmica criativa e interativa para demonstrar o compromisso coletivo da equipe com a segurança assistencial, chamando a atenção pelo impacto visual e pela participação dos profissionais.
A enfermeira Poliana Araújo, responsável pelas Alas A e B, comemorou a conquista.
“É um prêmio inédito para nossa equipe, ainda mais por envolver dois setores que exigem atenção constante em relação à prevenção de infecções devido à complexidade dos pacientes que atendemos. Além do envolvimento da equipe multiprofissional, conseguimos incluir os acompanhantes, reforçando a importância da higienização das mãos durante a permanência no hospital e também nos horários de visita.”
Segundo ela, a campanha também fortaleceu o sentimento de pertencimento entre os colaboradores.
“Trouxemos a ideia de comprometimento da equipe com os cuidados aos pacientes. Essa vitória estimula de forma positiva os colaboradores a continuarem sustentando ações que trazem benefícios e mais segurança para todos.”
Higiene das mãos como cultura permanente
Durante a cerimônia, o superintendente da Santa Casa, Dr. Renan Vicente Starling Braga, ressaltou que a higiene das mãos é um dos pilares fundamentais da assistência hospitalar segura.
“Uma boa assistência começa pela lavagem das mãos. Mais do que um procedimento, trata-se de uma questão de conscientização e cultura. Quando isso está inserido no dia a dia dos profissionais, torna-se um hábito natural, assim como escovar os dentes ou lavar as mãos após utilizar o banheiro. Em um hospital, é fundamental que todos compreendam a importância de higienizar as mãos antes e após cada atendimento.”
O superintendente destacou ainda que campanhas como essa ajudam a manter o tema em evidência, mas que a conscientização deve ser permanente.
“Essa premiação mobiliza os setores, gera engajamento e reforça uma mensagem importante. Mas o mais importante é que essa cultura permaneça viva durante todo o ano. O desafio é manter esse compromisso diariamente, com o apoio das lideranças, da educação continuada e do trabalho permanente da CCIH, fortalecendo cada vez mais a segurança dos pacientes.”
A campanha integra as ações permanentes da Santa Casa voltadas à qualidade assistencial e à prevenção de infecções, reforçando a importância da participação coletiva na construção de um ambiente hospitalar mais seguro para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

Nossos canais de comunicação:

Deixe um comentário