Conta de Água em Poços de Caldas Tem Aumento de 8,3% a Partir de 1º de Novembro
Os moradores de Poços de Caldas, em Minas Gerais, enfrentarão um aumento de 8,3% nas tarifas de água e esgoto a partir desta quarta-feira, 1º de novembro. Esse reajuste é uma recomposição inflacionária que impactará as contas de água dos munícipes.
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) informou que todas as medições realizadas pelos leituristas a partir de novembro serão baseadas no novo índice. A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb/MG) autorizou o aumento, conforme a resolução 256/2023.
Segundo o DMAE, a Arisb considerou necessário recompor as tarifas do departamento de forma linear em todas as categorias e faixas de consumo. Isso foi feito com o objetivo de garantir o equilíbrio econômico-financeiro da autarquia.
O DMAE destacou que a Arisb-MG seguiu as diretrizes nacionais do setor, visando a remuneração do serviço de forma a possibilitar a captação dos recursos necessários para investimentos. Essa abordagem visa assegurar que o planejamento operacional dos serviços seja realizado de maneira racional, sustentável e financeiramente responsável, conforme estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Além do aumento nas tarifas de água, os moradores de Poços de Caldas também devem ficar atentos a possíveis reajustes na conta de luz. Por enquanto, em novembro, a bandeira tarifária da energia elétrica permanece verde na cidade, o que significa que as condições para o fornecimento de energia estão favoráveis. No entanto, eventuais alterações nas tarifas de energia elétrica dependem das decisões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e ainda não há definições a respeito desse aspecto.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário