Voltar para Notícias

Brasileira criada em Poços de Caldas irá representar Portugal no Miss Mundo 2025

Atualizado em 28/05/2025

 

A brasileira Maria Amélia Baptista, de 27 anos, será a representante de Portugal na 72ª edição do Miss Mundo, que acontece neste sábado (31), em Hyderabad, na Índia. Nascida no Rio de Janeiro e criada em Poços de Caldas, ela leva ao palco internacional a trajetória de quem começou cedo nos concursos de beleza e venceu barreiras pessoais e culturais até conquistar a coroa de Miss Portuguesa 2024.

Maria Amélia se mudou para Poços com apenas um ano de idade. Desde os 9 anos, encontrou nos concursos de misses sua maior paixão. Ao longo da carreira, participou de mais de 15 disputas, incluindo dois títulos de Miss Poços de Caldas, Miss Pouso Alegre, Miss Espírito Santo Teen e um 6º lugar no Miss Minas Gerais.

“Enquanto as crianças da idade dela eram encantadas pelas princesas da Disney, ela se encantava com as misses, porque era o dia a dia dela”, relembra Thiago, amigo próximo e antigo produtor de concursos de beleza.

Formada em Direito, com nota máxima no trabalho de conclusão de curso, Maria Amélia também se dedica a projetos sociais. Desde 2010, atua em ações voltadas para moradores de rua, educação e apoio a pacientes com câncer — causa que abraçou após o diagnóstico de seu pai. Hoje, é embaixadora da Fundação Câncer de Mama em Mulheres Jovens e parceira da Organização das Nações Unidas (ONU) em campanhas humanitárias.

Há três anos vivendo em Portugal, onde administra, junto com o irmão, mais de dez hostels na cidade do Porto, Maria Amélia possui cidadania luso-brasileira. Incentivada pela organização do Miss Portugal, desistiu de uma competição no Brasil para tentar a sorte na disputa portuguesa — e saiu vencedora. A coroação, no entanto, veio acompanhada de críticas de parte do público, que questionava o fato de a nova miss ter nascido no Brasil e não carregar o sotaque típico lusitano.

“Ser miss é representar, é ser voz de pessoas que precisam”, disse em entrevista a um canal de televisão português. Desde então, ela tem se dedicado à defesa de causas ligadas à segurança e acolhimento de imigrantes e refugiados.

Maria Amélia embarca agora para a Índia, onde concorrerá ao título de Miss Mundo ao lado de candidatas de outros 107 países. O Brasil será representado pela paulista Jéssica Pedroso. A cerimônia terá transmissão ao vivo pelo canal Miss World no YouTube, a partir das 18h30 (horário de Brasília).

Mesmo vivendo no exterior, a representante portuguesa faz questão de destacar suas raízes mineiras.

“Poços de Caldas é a cidade que me criou, onde me apaixonei pelos concursos e onde tudo começou”, afirma Maria Amélia.

Fonte: Com informações de G1.

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias