[Vídeo] Incêndio de Grande Proporção Assusta Moradores dos Bairros Jardim Novo Mundo e Jardim Europa
Na tarde de sábado, dia 27, uma vasta área de vegetação entre os bairros Jardim Novo Mundo e Jardim Europa foi consumida pelo fogo, provocando grande preocupação entre os moradores locais.
Para conter as chamas que se propagavam rapidamente e ameaçavam as residências, moradores utilizaram mangueiras e baldes. Muitos recorreram às redes sociais para manifestar seu descontentamento com a demora no atendimento do Corpo de Bombeiros.
A Sulminas TV entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas, que informou que a brigada atendeu a ocorrência às 15h08 e encerrou o trabalho às 23h50, utilizando duas viaturas no combate ao incêndio.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Além disso, o boletim de ocorrência detalhou as dificuldades enfrentadas durante o combate ao incêndio:
“Conforme solicitação recebida através do telefone 193, comparecemos ao endereço da ocorrência para atender a uma chamada de incêndio em uma área urbana não protegida. Chegando ao local, deparamos com uma área de vegetação não protegida, sendo consumida pelas chamas. Por essa área estar localizada entre alguns bairros e abranger várias ruas, e também por ficar aos fundos de diversas residências, houve um grande número de ligações recebidas no telefone 193. Pelas características do local, como seu relevo e por não haver vias de acesso aos vários focos de incêndio, o combate às chamas foi bastante prejudicado. Outro ponto que dificultou ainda mais o combate foi a altura da vegetação, que era densa e alta. Observamos que em nenhuma das residências havia um aceiro para impedir a proximidade das chamas. Além disso, havia acúmulo de resíduos de folhas e galhos em alguns pontos, oriundos de serviços de limpeza de jardins. Alguns lotes vagos estavam sem a devida separação por muro da área que estava se incendiando, o que contribuiu para o risco das chamas atingirem as residências próximas. Devido à dificuldade em acessar o local dos focos do incêndio, em alguns momentos utilizamos uma escada de dois lances em muros de residências para auxiliar no combate às chamas. Com o uso de linhas diretas de ataque e também com o Kit Guarany, realizamos o combate às chamas, e posteriormente houve a extinção das mesmas. Não houve relatos de vítimas ou de danos materiais devido ao incêndio.”
Os bombeiros informaram ainda que foram efetuados 17 chamados no dia. Segundo a corporação:
“Não temos condição logística de atender todos os focos. Média de 26 ocorrências por dia para um efetivo de 7 a 8 bombeiros é complicado. É um problema crônico, institucional, com efetivo baixo em quase todas as unidades. Hoje temos boas viaturas, mas faltam tripulantes.”
Reações nas Redes Sociais
Nas redes sociais, os relatos de moradores evidenciam o impacto do incêndio e a percepção de ineficiência no atendimento. Um morador comentou:
“De onde moro, fiquei monitorando, desde o início da tarde, o fogo se alastrando pelas matas na área verde que circunda os bairros Jardim Europa e Novo Mundo. De longe, pude ver algumas pessoas utilizando baldes no terreno baldio para tentar apagar o fogo. Perguntava: cadê o Corpo de Bombeiros? Passado algum tempo, vejo o Corpo de Bombeiros chegando, mas o fogo já se alastrava do Europa em direção ao Novo Mundo.”
Outro morador relatou sua preocupação:
“Moro no Novo Mundo e foi realmente assustador. Eu não estava em casa, mas, ao saber pelos grupos de WhatsApp da rua, me senti segura por estarmos tão próximos do Corpo de Bombeiros. Tinha certeza de que eles já deviam estar aqui desde o início do incêndio. Só agora fiquei sabendo da ineficiência do Corpo de Bombeiros e do enorme risco que todos corremos. É inacreditável!”
Outra moradora destacou a necessidade de melhorias estruturais no Corpo de Bombeiros:
“Ainda bem que estão todos bem. Mas poderia não ter sido assim. Pesquisei rapidamente e vi que Poços tem um batalhão que cobre não somente a cidade, mas também é responsável pelas cidades vizinhas de Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas e Campestre. A cidade cresceu, mas parece que o CB continua pequeno. Está na hora de pressionar o governo (estadual?) para tomar providências. Essa situação é séria demais.”
Um outro relato enfatizou a preocupação com a segurança e o impacto ambiental:
“É quase inacreditável tamanho desdém com a segurança dos moradores, com as propriedades, com os animaizinhos que perderam a vida e a natureza que foi tremendamente prejudicada. Mas sabemos que num serviço deste tipo, que tem de ser prestado à população, a imediatidade deveria ser a principal característica. A eficiência também. Todos perdem com essa falha!”
Por fim, uma moradora relatou o clima de medo e desespero:
“Além do medo, do pânico e da fumaça insuportável, ficamos todos à mercê da solidariedade dos vizinhos, uns pelos outros, e pela incompetência de quem tem por dever prestar tal serviço. Foi uma noite de horror.”
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário