Vereadores de Poços acompanham no TCE apuração sobre convênio de R$ 64 milhões com hospital de Salto de Pirapora
Atualizado em 30/06/2025
Na última semana, o presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas, vereador Douglas Dofu (União Brasil), e o vice-presidente da Casa, vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), o Flavinho, estiveram em Belo Horizonte para acompanhar os desdobramentos das denúncias envolvendo o convênio firmado entre o município e a Santa Casa de Misericórdia de Salto de Pirapora. A reunião foi realizada no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
O encontro contou com a participação do presidente do TCE, conselheiro Durval Ângelo, de integrantes da equipe técnica do Tribunal, do deputado federal Newton Cardoso Jr e do advogado Marco Antônio Andere Teixeira. Na pauta, as próximas etapas do processo que apura possíveis irregularidades na contratação firmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas.
Convênio sob questionamento
A denúncia foi formalizada em 2023, após o vereador Flavinho apresentar questionamentos sobre o Convênio n.º 007/2023, firmado entre o município e a Associação da Santa Casa de Misericórdia de Salto de Pirapora/SP. O contrato, inicialmente no valor de R$ 64 milhões, previa a prestação de serviços hospitalares para a rede pública de saúde de Poços.
Na época, Flavinho elencou uma série de pontos do convênio que, segundo ele, precisavam ser averiguados pelos órgãos de controle. O parlamentar solicitou providências e encaminhou a documentação para análise. A ação recebeu a assinatura de todos os vereadores da legislatura anterior, tornando-se uma medida oficial da Câmara Municipal.
Acompanhamento técnico e próximos passos
Durante a reunião no Tribunal de Contas, o presidente e a equipe técnica do TCE-MG detalharam aos vereadores as próximas etapas da apuração e os pareceres já emitidos pela Unidade Técnica do órgão, que reconheceu parte dos pontos levantados na denúncia feita em 2023.
“Fomos buscar mais celeridade e informações sobre o andamento desta apuração. A Unidade Técnica do TCE já analisou os documentos e apontou irregularidades que elencamos na denúncia. Seguimos com o compromisso de fiscalizar o uso do dinheiro público e garantir transparência no processo. Agradeço pela oportunidade de diálogo e de trabalho em conjunto com o Tribunal e demais autoridades”, afirmou Flavinho.
Fiscalização permanente
O presidente da Câmara, vereador Douglas Dofu, reforçou o papel fiscalizador do Legislativo e destacou a importância de acompanhar de perto os desdobramentos do caso.
“Essa reunião foi mais um desdobramento das denúncias que encaminhamos de possíveis irregularidades nesse contrato com Salto de Pirapora. Fizemos a juntada de documentos, enviamos aos órgãos competentes, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas, e estamos acompanhando os próximos passos. O Poder Legislativo de Poços segue atento, cumprindo o seu papel e fiscalizando a aplicação dos recursos públicos”, declarou.
A Câmara de Poços de Caldas segue monitorando o caso e cobrando providências quanto à destinação e à utilização dos valores envolvidos no convênio.
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário