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Vereador cobra melhorias e esclarecimentos sobre atendimento na UPA de Poços de Caldas

Atualizado em 27/06/2025

 

O vereador Diney Lenon (PT) apresentou um Requerimento na Câmara Municipal cobrando informações da Prefeitura sobre a estrutura e o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poços de Caldas. A iniciativa do parlamentar surgiu após receber diversas reclamações de moradores sobre a demora nos atendimentos e problemas na unidade.

De acordo com Diney, ele esteve pessoalmente na UPA recentemente para averiguar a situação relatada pela população. Durante a visita, o vereador constatou que o sistema informatizado utilizado pela unidade estava fora do ar, prejudicando diretamente a agilidade no atendimento aos pacientes.

“Recebemos mensagens de pessoas aguardando por mais de 10 horas para serem atendidas. Fomos até o local e encontramos uma série de irregularidades graves, incluindo a falha do sistema, que, mais uma vez, estava indisponível”, relatou.

Falta de materiais e problemas estruturais

Além da instabilidade no sistema, o vereador apontou a falta de itens básicos na unidade, como papel higiênico nos banheiros, número insuficiente de cobertores, inaladores e umidificadores para suprir a demanda. Diney denunciou ainda que o banheiro da ala de internação está interditado desde o início de 2025 devido à ausência de revestimento no piso, o que, segundo ele, representa riscos à saúde dos pacientes e profissionais.

Outro problema identificado pelo parlamentar foi a paralisação do equipamento de autoclave — responsável pela esterilização de materiais hospitalares —, que está inoperante desde janeiro, aguardando manutenção.

Cobrança de providências e esclarecimentos

No Requerimento protocolado, Diney Lenon questiona qual sistema a UPA utiliza para a triagem e o cadastro de pacientes e se a unidade e demais instituições de saúde municipais possuem planos de emergência ou contingência para casos de falha no sistema atual. Além disso, solicita informações sobre a previsão para reposição dos materiais atualmente em falta.

“Essas situações são resultado de uma gestão despreparada e negligente com a saúde pública. Já fizemos as cobranças e exigimos uma resposta imediata do poder público para corrigir esses problemas e garantir um atendimento digno à população”, afirmou.

O Requerimento de número 2033/25, com todas as informações detalhadas, está disponível para consulta no Portal da Câmara Municipal de Poços de Caldas.

 

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