Vereador cobra melhorias e esclarecimentos sobre atendimento na UPA de Poços de Caldas
Atualizado em 27/06/2025
O vereador Diney Lenon (PT) apresentou um Requerimento na Câmara Municipal cobrando informações da Prefeitura sobre a estrutura e o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poços de Caldas. A iniciativa do parlamentar surgiu após receber diversas reclamações de moradores sobre a demora nos atendimentos e problemas na unidade.
De acordo com Diney, ele esteve pessoalmente na UPA recentemente para averiguar a situação relatada pela população. Durante a visita, o vereador constatou que o sistema informatizado utilizado pela unidade estava fora do ar, prejudicando diretamente a agilidade no atendimento aos pacientes.
“Recebemos mensagens de pessoas aguardando por mais de 10 horas para serem atendidas. Fomos até o local e encontramos uma série de irregularidades graves, incluindo a falha do sistema, que, mais uma vez, estava indisponível”, relatou.
Falta de materiais e problemas estruturais
Além da instabilidade no sistema, o vereador apontou a falta de itens básicos na unidade, como papel higiênico nos banheiros, número insuficiente de cobertores, inaladores e umidificadores para suprir a demanda. Diney denunciou ainda que o banheiro da ala de internação está interditado desde o início de 2025 devido à ausência de revestimento no piso, o que, segundo ele, representa riscos à saúde dos pacientes e profissionais.
Outro problema identificado pelo parlamentar foi a paralisação do equipamento de autoclave — responsável pela esterilização de materiais hospitalares —, que está inoperante desde janeiro, aguardando manutenção.
Cobrança de providências e esclarecimentos
No Requerimento protocolado, Diney Lenon questiona qual sistema a UPA utiliza para a triagem e o cadastro de pacientes e se a unidade e demais instituições de saúde municipais possuem planos de emergência ou contingência para casos de falha no sistema atual. Além disso, solicita informações sobre a previsão para reposição dos materiais atualmente em falta.
“Essas situações são resultado de uma gestão despreparada e negligente com a saúde pública. Já fizemos as cobranças e exigimos uma resposta imediata do poder público para corrigir esses problemas e garantir um atendimento digno à população”, afirmou.
O Requerimento de número 2033/25, com todas as informações detalhadas, está disponível para consulta no Portal da Câmara Municipal de Poços de Caldas.
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário