Vereador cobra informações sobre a política de coleta seletiva em Poços de Caldas
Atualizado em 21/05/2025
O vereador Douglas Eduardo de Souza, o Dofu, apresentou nesta semana o Requerimento nº 1534/2025 à Câmara Municipal de Poços de Caldas, solicitando uma série de informações ao Poder Executivo sobre a atual política de coleta seletiva e gestão de resíduos recicláveis no município.
O parlamentar justificou o pedido apontando falhas recorrentes na prestação do serviço, como a insuficiência na cobertura territorial, o acondicionamento inadequado dos materiais coletados e casos de destinação irregular, incluindo o descarte misto de resíduos recicláveis e orgânicos.
“É preciso garantir que a gestão dos resíduos sólidos siga os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e atenda à população de forma eficiente e ambientalmente responsável”, destacou Douglas no requerimento.
10 perguntas ao Executivo
No documento, o vereador formalizou dez questionamentos à administração municipal, com destaque para:
- A descrição das rotas e bairros atualmente atendidos pela coleta seletiva e a frequência de passagem em cada local.
- O percentual do território urbano efetivamente coberto pelo serviço.
- Os critérios técnicos utilizados na definição das rotas e frequências.
- Detalhes sobre a separação prévia dos materiais recicláveis nos caminhões coletores.
- As medidas adotadas para garantir a integridade dos resíduos durante o transporte e a fiscalização dos grandes geradores — estabelecimentos que, por lei, são responsáveis pela gestão dos próprios resíduos.
Além disso, o vereador indagou sobre a existência de legislação municipal que regulamente a atuação dos grandes geradores e a eventual concessão de incentivos ou apoio financeiro aos cooperados que atuam na triagem e reaproveitamento dos materiais.
ASSOSSUL e campanhas de conscientização
O requerimento também questiona se a coleta de recicláveis na unidade da cooperativa ASSOSSUL segue um cronograma diferenciado e se há possibilidade de ampliar a frequência para evitar riscos sanitários. Outro ponto de interesse é a realização de campanhas permanentes ou periódicas de conscientização sobre a importância da separação correta dos resíduos, solicitando inclusive o cronograma e materiais de divulgação dessas ações.
Transparência e fiscalização
Para o vereador, o esclarecimento dessas questões é essencial para promover transparência na política pública de resíduos e garantir a efetividade da coleta seletiva, bem como o respeito às normas ambientais e aos direitos da população.
O documento foi protocolado em 19 de maio, no Plenário Vereador José Castro de Araújo, e já foi encaminhado à Prefeitura para que as respostas sejam enviadas conforme determina o Regimento Interno da Câmara Municipal.
Acesse o documento completo [aqui]
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário