Santa Casa realiza mutirão de cálculo renal com 10 cirurgias mensais pelo SUS em Poços de Caldas
Atualizado em 10/07/2025
Nos dias 27 e 28 de junho, a Santa Casa de Poços de Caldas promoveu um mutirão de cirurgias de cálculo renal, oferecendo atendimento especializado a pacientes do SUS. A iniciativa foi conduzida pela equipe de Urologia do hospital e contou com a participação dos médicos Dr. Alcides Mosconi Neto, Dr. Guilherme Scannapieco, Dr. Sergio Santini e Dr. Guilherme Fortes.
Parceria garante tecnologia e atendimento gratuito
O mutirão é fruto de uma parceria entre a Santa Casa, a PUC Minas — Campus Poços de Caldas e a Secretaria Municipal de Saúde. Graças a esse acordo, o hospital passou a realizar 10 cirurgias mensais de litotripsia flexível, procedimento moderno e minimamente invasivo, que não era ofertado anteriormente pelo SUS na cidade.
Segundo o urologista Dr. Alcides Mosconi Neto, a cooperação tem gerado resultados positivos para a população.
“A PUC doou o equipamento a laser e a Santa Casa viabilizou os demais instrumentos para a realização da cirurgia. Assim, conseguimos subir com uma câmera até o rim e fragmentar os cálculos com segurança e precisão”, explicou.
Menos tempo de internação e mais qualidade de vida
O procedimento se destaca pela recuperação rápida — em muitos casos, os pacientes recebem alta em menos de 24 horas. Isso ajuda a desafogar os leitos do SUS e permite a retomada mais ágil da rotina dos pacientes.
“O paciente com cálculo renal sofre muito, muitas vezes precisa parar de trabalhar ou recorrer à UPA com dor intensa. Com esse recurso, oferecemos um tratamento eficiente, com menor tempo de internação e risco de complicações, além de reduzir a fila de espera”, ressaltou Dr. Alcides.
Cirurgias realizadas mensalmente
Desde maio, as cirurgias vêm sendo realizadas mensalmente na Santa Casa. A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas em ampliar o acesso a procedimentos de alta complexidade e qualificar o atendimento à saúde pública em Poços de Caldas e região.
Nossos canais de comunicação:



Deixe um comentário