Prefeitura abre o Junho Verde com programação educativa a partir desta segunda (2)
Atualizado em 02/06/2025
Ações envolvem escolas, universidades e a comunidade em prol de um futuro mais consciente
Com o tema “Conectando o município para um futuro sustentável”, a Prefeitura de Poços de Caldas inicia nesta segunda-feira (2), a programação especial do Junho Verde, mês dedicado à preservação ambiental, à conscientização e à construção de uma cultura voltada à sustentabilidade. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria de Educação.
A abertura oficial acontece no Centro Administrativo, com a presença de instituições de ensino como PUC Minas, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), além de representantes de entidades ambientais, sociais e da sociedade civil organizada.
🗓️ Primeira semana: Educação Ambiental em destaque
A programação da primeira semana é voltada à formação e à sensibilização ambiental, com palestras certificadas, rodas de conversa, visitas técnicas e apresentações de projetos inovadores. As inscrições podem ser feitas via formulário on-line com direito à certificação (AQUI)
Confira a programação completa:
📅 Segunda-feira – 02/06 – Centro Administrativo
08h às 09h30 – Abertura Oficial do Junho Verde – Centro Administrativo
10h às 11h30 – Trabalho desenvolvido pela Polícia Militar do Meio Ambiente – Palestrante: Sargento Nunes (PMMA)
13h30 às 15h – Inovação no Ensino Metodologia ativas na Educação para o Desenvolvimento Sustentável – Palestrante: Prof. André Lucas Novaes (IF Sul de Minas)
15h30 às 17h – Descarte Correto: responsabilidade de todos – Palestrante: Rita de Cássia (Coopergore)
📅 Terça-feira – 03/06
08h às 09h30 – Abordagem Pikler e o brincar livre na natureza – Palestrante: Andréa Silva Abrão
10h às 11h30 – Meliponário e Educação: As abelhas sem ferrão – Palestrante: Francisco Augusto Schio (Presidente da Apis)
13h30 às 15h – Uso de insetos na Educação Ambiental – Palestrante: Prof. Dr. Ernesto Canedo (UEMG)
15h30 às 17h – Justiça Ambiental e Direitos – Comissão de Direito Ambiental e Minerário (OAB/Poços)
08h às 11h – Visita técnica à Serra de São Domingos (atividade exclusiva para professores da rede municipal, saída às 9h30 pelo Bondinho)
📅 Quarta-feira – 04/06
13h30 às 15h – Emergência Climática – Palestrante: Rildo Borges Duarte (IF Sul de Minas)
15h30 às 17h – Projeto Decompondo UNIFAL: compostagem na prática – Palestrante: Prof. Dr. Thales Trez (UNIFAL)
📅 Quinta-feira – 05/06
08h às 09h30 – Gestão de Recursos e Resíduos: comportamentos conscientes – Palestrante: Prof. Dr. Fábio Ribeiro de Oliveira (UNIFAL)
10h às 11h30 – Makers que transformam: criatividade e sustentabilidade – Palestrante: Thaís Morgana (Secretaria de Educação – PMPC)
13h30 às 15h – A riqueza biocultural do Planalto de Poços de Caldas: algumas aproximações; – Palestrante: Rafael Marques Guimarães Konopczyk – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Amilcar Saporetti Junior, (IF Sul de Minas)
15h30 às 17h – Projeto Cultivando UNIFAL: agricultura urbana e mobilização comunitária – Palestrante: Prof. Dr. Romero F. Vieira Carneiro (UNIFAL)
📅 Sexta-feira – 06/06
08h às 09h30 – “Ações de planejamento urbano e conscientização da população na prevenção das enchentes”. – Palestrante: Maria Carolina Nassif –
( Coletivo A Cidade Que Engole Rios)
10h às 11h30 – Programa de Educação Ambiental – PEA (Alcoa )
13h30 às 15h –”Apresentação APS por Zezé Scassiotti e palestra sobre Sustentabilidade e Consumo Consciente com Toninho Catador (13h30 – 14h15)
14:15 às 15h – CBA – Programa de Educação Ambiental (PEA)
15h30 às 17h – Uso consciente da gestão das águas – Palestrante: Prof. Dr. Rafael Brito de Moura (UNIFAL / CODEMA)
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Stefano Zincone, o Junho Verde representa uma oportunidade de engajamento da população.
“A construção de um futuro sustentável exige o envolvimento de todos. Ao promover a educação ambiental de forma articulada com a rede de ensino, instituições acadêmicas e sociedade civil, damos um passo importante rumo à preservação dos nossos recursos e à formação de cidadãos conscientes.”
A programação do Junho Verde segue ao longo de todo o mês, com oficinas, atividades práticas e mobilizações em diferentes regiões da cidade.
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário