Polícia apreende 57 aves silvestres e prende homem por criação ilegal em Poços de Caldas
Atualizado em 13/10/2024
A Polícia Civil de Poços de Caldas cumpriu na manhã desta sexta-feira (12) um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada na Rua Coronel Virgílio Silva, onde foram encontradas 57 aves da fauna silvestre brasileira mantidas ilegalmente.
A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar de Meio Ambiente, que constatou a ausência de anilhas de identificação nas aves e a inexistência de registro de criador amador junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por parte do proprietário.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
O responsável pelos pássaros foi preso em flagrante e deverá responder pelo crime ambiental. Além disso, a Polícia Militar de Meio Ambiente anunciou a aplicação de uma multa que pode ultrapassar o valor de R$ 100 mil.
Os pássaros, entre eles espécies como azulão, trinca-ferro, pintassilgo e canário-da-terra, passaram por uma avaliação veterinária que atestou a possibilidade de soltura imediata na natureza. Ao todo, as aves apreendidas incluíam:
20 azulões
12 trinca-ferros
7 canários-da-terra
4 pintassilgos
3 coleirinhas
3 patativas
2 sanhaços
2 tico-ticos
2 bigodinhos
1 curió
Após a avaliação, todas as gaiolas utilizadas foram destruídas pela polícia. As aves foram liberadas na natureza sob orientação da equipe de meio ambiente, buscando restabelecer o equilíbrio ecológico e combater a prática ilegal de criação e comercialização de animais silvestres.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário