Poços de Caldas terá programação especial para conscientização sobre hepatites virais no Julho Amarelo
Atualizado em 04/07/2025
A campanha Julho Amarelo, instituída pela Lei Federal nº 13.802/2019, tem como objetivo intensificar, em todo o país, as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. Em Poços de Caldas, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial para alertar a população sobre os cuidados e os riscos relacionados à doença.
Mutirões de testagem e orientações à população
Durante o mês de julho, serão realizadas atividades educativas, distribuição de materiais informativos e oferta de testes gratuitos para a detecção das hepatites. A programação inclui dois mutirões de testagem rápida, em pontos estratégicos da cidade:
- 11 de julho (sexta-feira) — das 7h às 13h, na Feira Livre da Zona Sul, no Conjunto Habitacional
- 16 de julho (quarta-feira) — das 6h30 às 12h, na Policlínica Central
Além dessas datas, os testes seguem disponíveis gratuitamente durante a semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Rua Rio Grande do Sul, 145 – Centro, das 8h às 17h.
Doença silenciosa e perigosa
As hepatites virais são inflamações no fígado causadas por diferentes vírus (tipos A, B, C, D e E), além de outros fatores como bactérias e substâncias tóxicas. A maioria dos casos não apresenta sintomas na fase inicial, o que dificulta o diagnóstico precoce. Em situações crônicas, a doença pode evoluir para complicações graves, como cirrose e câncer de fígado.
“Mais um alerta importante para a nossa população. É fundamental entender a complexidade da doença e as formas de prevenção”, destacou o secretário municipal de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso.
Prevenção e cuidado
Entre as principais medidas de proteção contra as hepatites virais estão:
- Vacinação contra hepatite A (para crianças e grupos especiais) e hepatite B (conforme o calendário vacinal)
- Uso de preservativos em todas as relações sexuais
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como escovas de dentes e lâminas de barbear
- Evitar o consumo de água e alimentos contaminados
De acordo com Rosilene Faria, diretora do Departamento de Atenção à Saúde, a campanha foi planejada para alcançar o maior número possível de pessoas.
“Nossa equipe preparou um cronograma especial. A expectativa é levar conscientização sobre a doença e as formas corretas de prevenção”, afirmou.
A programação faz parte das ações do município para reforçar a vigilância e o controle das hepatites virais e incentivar o diagnóstico precoce, essencial para o tratamento adequado e a interrupção da cadeia de transmissão.
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário