Pix Alcança 15,3 trilhões em 2023 e Anuncia Novidades para 2024
O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, registrou um marco notável em 2023, com 143 milhões de pessoas físicas cadastradas entre janeiro e novembro. Esse número representa um aumento significativo em comparação ao ano anterior. Além disso, o valor movimentado atingiu a impressionante marca de R$ 15,3 trilhões no acumulado do ano, quase triplicando os números de 2021 e superando em 40% o montante de 2022.
Para este ano, o sistema promete inovações, mesmo enfrentando alguns atrasos no calendário. Uma das aguardadas adições é o Pix Automático, programado inicialmente para abril de 2024, mas adiado para outubro devido à complexidade do produto e questões organizacionais internas.
O Pix Automático surge como um complemento do Pix Agendado, já utilizado para pagamentos programados entre pessoas físicas. A nova funcionalidade visa simplificar pagamentos recorrentes, programados e autorizados previamente pelo usuário pagador.
Prevê-se que o Pix Automático revolucione os pagamentos recorrentes a empresas, contas de escola, condomínio, planos de saúde, entre outros. Com a mesma funcionalidade do tradicional débito automático, o sistema Pix oferece maior agilidade no processo de débito, aproveitando sua capacidade para múltiplas transações em tempo real. Ao fechar o ano de 2023, o sistema já contava com 13,3 milhões de empresas cadastradas.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destaca a prioridade na programabilidade dos pagamentos, visando aproximar o Pix da trilha do cartão de crédito. A mudança, mais perceptível para empresas e pequenos e médios empreendedores, elimina a necessidade de acordos com diversos bancos para oferecer serviços com pagamento automático. Isso promete simplificar o processo e reduzir custos para as empresas recebedoras, potencialmente diminuindo os índices de inadimplência.
A nova funcionalidade do Pix, além de proporcionar maior eficiência e simplicidade para os usuários, sugere uma forte competição com o cartão de crédito em 2024. A ênfase na programabilidade dos pagamentos mostra o compromisso do Banco Central em promover avanços significativos no sistema de pagamentos instantâneos, proporcionando benefícios tanto para consumidores quanto para empresas.
Fonte: com informações do Banco Central e Exame.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário