Operação Ponto Final fiscaliza linhas intermunicipais no Sul de Minas; Expresso Gardênia tem 13 ônibus retirados de circulação
A operação Ponto Final, conduzida pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), intensificou sua fiscalização nas linhas intermunicipais operadas pela empresa Gardênia, que atendem municípios no Sul de Minas. As ações foram realizadas de forma simultânea no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte e na rodoviária de Pouso Alegre, durante todo o dia de terça-feira (30/4).
Durante os dois dias de operação, um rigoroso processo de inspeção foi conduzido nos veículos da empresa. Na rodoviária de Pouso Alegre, dos 18 ônibus vistoriados, dez foram retirados de circulação devido a uma série de irregularidades, que incluíam desde problemas na manutenção até questões de segurança. Outros dois ônibus foram notificados por falta de conservação e higiene, demonstrando a necessidade urgente de manutenção por parte da empresa. Ao todo, a equipe de fiscais emitiu 37 autuações, abrangendo diversas infrações, como o descumprimento do quadro de horários.
No Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip), em Belo Horizonte, a situação não foi diferente. Durante os dois dias de operação, três veículos foram retirados de circulação por apresentarem irregularidades de manutenção e documentação. Além disso, a empresa foi autuada por não cumprir o quadro de horários das linhas com embarque na capital, o que prejudica diretamente os passageiros que dependem desses serviços.
“Ao término da operação, serão iniciados processos administrativos para punir as empresas autuadas. Os veículos retirados de circulação só poderão voltar ao serviço após passarem por nova vistoria. Os usuários podem ficar tranquilos, pois não serão prejudicados. As viagens estão sendo realizadas por ônibus de outras empresas que estejam dentro dos padrões de segurança exigidos”, assegurou o subsecretário de Transportes e Mobilidade, Aaron Duarte Dalla.
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A operação Ponto Final foi motivada pela quantidade de irregularidades encontradas em outra ação de fiscalização realizada nos dias 10, 11 e 12 de abril, nos veículos operados pela mesma empresa. Além disso, visa investigar o grande número de reclamações registradas por passageiros, incluindo atrasos nas viagens e a má conservação dos ônibus.
A fiscalização nas cidades de Passos, Cássia e Poços de Caldas, no início do mês, já havia resultado na autuação de 12 veículos por problemas em itens de conforto e segurança, além do descumprimento dos quadros de horários. Estas ações reforçam o compromisso do Governo de Minas em garantir a qualidade e a segurança dos serviços de transporte intermunicipal oferecidos à população.
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