Onda de frio se intensifica e Sul de Minas deve registrar mínimas abaixo dos 10°C
Atualizado em 12/06/2025
Frente fria avança pelo país e mantém temperaturas baixas até o próximo dia 14
Uma nova frente fria que avançou pelo oceano na última quarta-feira (11), passando pela costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, trouxe um reforço de ar polar para o Centro-Sul do Brasil. Com isso, a onda de frio ganha intensidade e deve manter as temperaturas abaixo da média até o próximo dia 14 de junho.
De acordo com a Climatempo, essa nova massa polar vai garantir as tardes mais frias do ano em boa parte do Sul e Sudeste nos próximos dias. A meteorologista Josélia Pegorim explica que uma primeira incursão de ar frio já havia ocorrido entre domingo e segunda-feira, e agora, com esse reforço, as temperaturas devem despencar ainda mais.
“Essa segunda dose reforça o ar frio, mantendo o país sob a situação de onda de frio até o dia 14”, detalha Pegorim.
Sul de Minas no radar do frio intenso
O Sul de Minas está entre as áreas mais afetadas por essa massa polar. De acordo com os institutos meteorológicos, cidades da região devem registrar mínimas abaixo dos 10°C, com possibilidade de geada principalmente em áreas de divisa com o interior paulista.
Em Poços de Caldas, por exemplo, a previsão é de frio rigoroso nas madrugadas, com termômetros podendo se aproximar de 5°C. Além da queda acentuada de temperatura, há também previsão de geada para pontos mais elevados e áreas rurais.
Capitais com mínimas geladas
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas capitais brasileiras devem enfrentar as temperaturas mais baixas do ano nesta quinta-feira (12):
- Porto Alegre: mínima de 6°C
- Curitiba: mínima de 5°C
- São Paulo: mínima de 9°C
Além disso, a área mais afetada pelo frio deve abranger todos os estados da região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais e o sul do Mato Grosso do Sul, onde as marcas podem ficar 5°C ou mais abaixo da média histórica para o período.
Geada e marcas próximas de 0°C
Segundo a Climatempo, temperaturas próximas ou abaixo de 0°C podem ser registradas até o final da semana. O fenômeno da geada — caracterizado pela formação de uma camada de gelo sobre superfícies devido à combinação de baixas temperaturas e alta umidade — é previsto para todos os estados da região Sul e áreas da divisa entre São Paulo e Minas Gerais.
O frio deve ser mais intenso no planalto central entre Santa Catarina e Paraná, onde os termômetros podem oscilar entre 3ºC e 0ºC nas madrugadas.
Confira o mapa das áreas atingidas pela onda de frio:
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário