Novo sistema de gestão de dados do DMAE começa a operar nesta segunda (5)
Atualizado em 05/05/2025
Um dos objetivos é proporcionar mais facilidade na solicitação de serviços por parte dos consumidores
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas inicia, nesta segunda-feira, 5 de maio, a operação do seu novo sistema integrado de gestão. A ferramenta abrange o gerenciamento de dados, setor comercial e gestão de documentos, e faz parte do processo de modernização da autarquia, que neste ano completa seis décadas de atuação.
De acordo com o diretor do DMAE, Paulo César Silva, o novo sistema vai proporcionar mais agilidade nos processos internos e melhorias no atendimento ao público.
A empresa responsável pela implantação é a Cebi Informática, vencedora do processo licitatório. Nos últimos meses, a empresa se dedicou à migração de dados e, nesta semana, finaliza o treinamento dos funcionários para o uso da nova plataforma. Segundo a supervisora da Divisão Comercial Externa, Priscila Ribeiro, a capacitação envolve todas as áreas da autarquia, como Engenharia, Manutenção, Licitações, Informática e Ouvidoria.
“Será um período de aprendizado, na prática, durante o mês de maio. Estamos investindo na capacitação e a empresa também disponibilizará funcionários para auxiliar os servidores. Caso o consumidor perceba alguma alteração em sua conta, poderá entrar em contato com o DMAE para esclarecimentos”, destacou Priscila.
Entre as novidades para a população, estão:
- Criação de um aplicativo oficial do DMAE, com serviços como emissão de segunda via de contas, solicitações de reparos e acesso à Ouvidoria.
- Implantação de uma Agência Virtual no site oficial do DMAE, reunindo todos os serviços digitais para os consumidores.
- Modernização dos processos internos, beneficiando setores como Engenharia, Manutenção, Licitações, Informática e Ouvidoria.
- Atendimento presencial mantido na sede da autarquia, na Rua São Paulo, 664, das 8h às 17h.
- Call Center permanece ativo pelos números 0800-283-6080 e 3716-6200 para atendimento telefônico.
Para que a implantação ocorra de forma adequada, o atendimento presencial ao público será suspenso nesta segunda-feira, 5. No entanto, o DMAE funcionará internamente, incluindo as equipes de manutenção. Os serviços presenciais voltam a ser oferecidos na terça-feira, 6.
A Cebi Informática, fundada em 1967, em São Caetano do Sul, já atende mais de 40 autarquias de saneamento no país, incluindo municípios como Mogi das Cruzes, São Carlos e Rio Claro. O contrato firmado com o DMAE prevê duração de 10 anos, com possibilidade de renovação anual, podendo chegar a 15 anos, conforme determina a nova Lei de Licitações.
“Isso garante segurança e estabilidade para que o novo sistema esteja disponível à população por muito tempo, oferecendo modernidade e facilidade no acesso aos serviços”, concluiu Paulo César Silva.
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