Ministério Público de SP denuncia Poços de Caldas por envio de pessoas em situação de rua para Campinas
Na última segunda-feira, 6 de maio, a Prefeitura de Campinas lançou uma iniciativa inédita chamada Operação Retorno, que visa responsabilizar municípios que, sem justificativa adequada, direcionam pessoas em situação de rua para Campinas. Poços de Caldas é uma das cidades mencionadas pela prefeitura campineira nesse contexto.
A operação tem como principal objetivo restabelecer os laços familiares dessas pessoas em situação de rua, sendo conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social a partir desta terça-feira, 7 de maio.
“É importante destacar que estamos agindo estritamente nos princípios da lei. Essas pessoas são trazidas para cá de modo totalmente indevido e vamos responsabilizar as prefeituras que agem assim”, ressaltou o prefeito de Campinas, Dário Saadi, durante anuncio dos trabalhos.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Segundo a administração municipal de Campinas, a Guarda Municipal identificou diversas situações envolvendo prefeituras de outras localidades, como Bauru, Bragança Paulista, Hortolândia, Jaguariúna, Limeira, Poços de Caldas, Serra Negra e Valinhos. Todas as situações identificadas foram encaminhadas ao Ministério Público para análise individual.
Além da Operação Retorno, existe o programa Recâmbio, que já oferece suporte e financiamento para o retorno dessas pessoas às suas comunidades e famílias de origem. Em 2023, o programa beneficiou 291 pessoas em situação de rua.
Com a nova operação, as equipes responsáveis intensificarão as tentativas de aproximação entre os indivíduos abordados e seus familiares, visando identificar parentes e verificar se há interesse em restabelecer o vínculo com o parente em situação de rua.
Até o momento da publicação desta matéria, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas não se pronunciou sobre o assunto quando procurada para comentar.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário