Voltar para Notícias

Minas Gerais elabora plano emergencial para enfrentar aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Atualizado em 20/06/2025

 

Com os adultos respondendo por mais de 15% das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) trabalha para concluir, ainda neste mês, o plano emergencial que permitirá ao estado acessar parte dos R$ 50 milhões liberados pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (13).

A verba federal foi anunciada como resposta ao aumento expressivo de hospitalizações em todo o país, especialmente entre adultos. Em Minas, só em junho, a média diária já ultrapassa 65 novos pacientes hospitalizados com quadros graves de doenças respiratórias.

Diagnóstico e reforço hospitalar

Para garantir o repasse dos recursos, o governo mineiro, assim como outros estados que decretaram situação de emergência em saúde pública, precisará apresentar um diagnóstico detalhado da atual situação hospitalar. No documento, deverão constar informações como o número de leitos adultos disponíveis para conversão ou ampliação, a capacidade das unidades de saúde que podem receber reforço e os índices de ocupação atualizados.

Além disso, o plano deverá indicar quais hospitais têm estrutura apta para a ampliação da capacidade de atendimento e quais estratégias serão adotadas para o reforço das equipes profissionais diante do cenário de alta demanda.

Recursos para leitos e equipes

Segundo a SES-MG, o plano está em fase final de elaboração e a expectativa é de que seja publicado e encaminhado ao governo federal nas próximas semanas. Os recursos permitirão não apenas a abertura de novos leitos de enfermaria e UTI para adultos, mas também o custeio de profissionais e insumos hospitalares para enfrentar o avanço dos casos de SRAG.

O Ministério da Saúde definiu que o repasse só será autorizado após a apresentação e aprovação dos planos emergenciais estaduais, detalhando a real demanda e a capacidade de resposta de cada unidade de saúde.

Escalada de hospitalizações

A preocupação se intensificou em Minas Gerais a partir do mês de maio, com o aumento progressivo de internações por complicações respiratórias. Em menos de 20 dias de junho, o estado já contabilizou mais de 1.300 hospitalizações por SRAG, colocando pressão sobre a rede hospitalar, principalmente nas macrorregiões Sul, Centro e Triângulo Mineiro.

A orientação da SES-MG é para que os municípios mantenham vigilância constante e atualizem diariamente os dados sobre ocupação hospitalar e novos casos suspeitos ou confirmados.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias