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Mais de mil pessoas aguardam por exame de densitometria óssea em Poços de Caldas

Atualizado em 21/05/2025

 

Foto: Reprodução.

Um levantamento oficial da Secretaria Municipal de Saúde revelou que 1.062 pacientes estão atualmente na fila de espera para a realização de exame de densitometria óssea em Poços de Caldas. Os dados constam em resposta a um requerimento apresentado pelo vereador Flávio Togni de Lima e Silva.

De acordo com o documento, a fila é única e organizada pela Central Unificada de Regulação (CURE). A situação se agravou após a interrupção da prestação desse serviço na rede pública municipal em fevereiro de 2024. Nesse período, 927 pedidos ficaram represados.

Nos últimos 12 meses, apenas 50 exames foram realizados — todos concentrados em março de 2025, mês em que a Prefeitura concluiu um novo processo licitatório e assinou contrato com o prestador responsável.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o paciente que aguarda há mais tempo está na fila desde abril de 2024, ocupando atualmente a posição de número 763. A previsão é que o procedimento seja agendado em cerca de 6 meses, considerando a demanda acumulada e a ordem cronológica dos pedidos.

Importância do exame

A densitometria óssea é um exame fundamental para medir a densidade mineral dos ossos e diagnosticar doenças como a osteoporose, que torna os ossos mais frágeis e propensos a fraturas. O procedimento é indicado especialmente para pessoas acima de 50 anos, mulheres na pós-menopausa e pacientes em uso de medicamentos que podem comprometer a saúde óssea.

Além de detectar a redução da massa óssea, a densitometria permite que médicos avaliem o risco de fraturas e adotem medidas preventivas ou terapêuticas para preservar a qualidade de vida do paciente. A falta de acesso a esse exame pode dificultar o diagnóstico precoce e agravar problemas de saúde, especialmente entre idosos.

Medidas anunciadas

A administração informou que, desde a retomada do serviço, está sendo feito o agendamento gradativo dos exames represados para tentar normalizar o atendimento, mas não detalhou prazos para zerar a fila. A expectativa é reduzir a demanda acumulada nos próximos meses, à medida que o novo contrato com o prestador avance no cronograma de atendimentos.

 

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