Liga das Cervejarias Vulcânicas Recebe Certificação do APL
Em uma cerimônia realizada na tarde da última quinta-feira (17) na Cervejaria Gonçalves / Restaurante da Rampa de Paraglider, a Liga das Cervejarias Vulcânicas foi agraciada com o Certificado de Reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) das Cervejas. Este marco significativo promete impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor cervejeiro na região, além de proporcionar um ambiente rico para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.
O evento contou com a presença de diversas autoridades locais, como o secretário de Governo Paulo Ney de Castro Júnior, o secretário de Turismo Israel Pereira, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDET) Franco Martins, o presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu, o deputado Rodrigo Lopes, entre outros, além de representantes de cervejarias artesanais da região e do governo de Minas. Eles reforçaram a importância do setor para a economia local. Entre os presentes, Marcelo Campos de Oliveira Gonçalves, presidente da Liga das Cervejarias Vulcânicas, conversou com a equipe do jornal Mantiqueira sobre a relevância do reconhecimento.
“Hoje estamos recebendo um certificado de reconhecimento de arranjo produtivo local, o APL, do governo de Minas. As empresas que participam desse mesmo setor, as cervejarias no caso, estão sendo representadas pela nossa Liga, que agora recebe oficialmente esse certificado,” declarou Marcelo.
A Liga das Cervejarias Vulcânicas tem se mostrado uma força crescente no cenário cervejeiro regional. “Desde 2019, quando demos os primeiros passos da associação, temos trabalhado arduamente. Em 2021, formalizamos a Liga com CNPJ e toda a estrutura necessária. Desde então, nosso foco tem sido proporcionar benefícios aos associados,” explicou Marcelo. “Agora, com o reconhecimento como um arranjo produtivo local, consolidamos ainda mais nosso trabalho.”
O certificado do APL é um reconhecimento governamental que destaca a organização e a cooperação entre as empresas de um mesmo setor, visando promover o desenvolvimento econômico regional. Para a Liga das Cervejarias Vulcânicas, este reconhecimento não só valida os esforços realizados até agora, mas também abre novas oportunidades para crescimento e inovação no setor.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Marco Antonio Martins de Almeida, Administrador de Empresas e Assessor Técnico na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE MG), falou ao jornal Mantiqueira sobre a importância desse reconhecimento. “Na realidade, o que temos aqui é o puro associativismo entre as empresas parceiras do APL, que, querendo ou não, cria uma força coletiva significativa. Isso permite a realização de compras em conjunto, atividades de marketing conjuntas, vendas, logística – tudo pode ser feito de forma integrada,” explicou Almeida. Ele destacou que a força conjunta das empresas modifica as relações dentro do setor, promovendo maior cooperação e eficiência.
“O propósito principal do APL é justamente essa união de forças,” continuou Almeida. “E é um setor que cresce a cada dia, gerando emprego e renda. Na SEDE, monitoramos esse crescimento semanalmente e disponibilizamos os dados em nosso Business Intelligence (BI) no site da Secretaria.”
Franco Martins, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDET), ressaltou a importância desse reconhecimento para a cidade e para toda a região. “Poços de Caldas já vem se organizando com as cervejarias artesanais, e a Liga da Cerveja Vulcânica representa um avanço significativo. Hoje, essa conquista é uma vitória não só para eles, mas para toda a nossa cidade,” afirmou Martins. “O APL vai proporcionar um poder de mercado maior e uma organização produtiva ainda mais robusta.”
Martins enfatizou que o reconhecimento do APL beneficia todos os envolvidos. “Ganha os cervejeiros, ganha a prefeitura, ganha o município, e ganha a população. Esse destaque não será apenas local, mas regional e nacional, com o APL voltado para a cervejaria.” Franco representou o prefeito Sérgio Azevedo no evento.
Para o secretário de Turismo, Israel Pereira, a entrega do Certificado de Reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) das Cervejas à Liga das Cervejarias Vulcânicas marca um avanço para o setor cervejeiro, mas também representa um impulso significativo para o turismo local. “Esse certificado é fantástico para as cervejarias, pois demonstra o resultado de uma parceria sólida e uma construção conjunta dessa nova fase do turismo em nossa cidade,” afirmou Pereira. “As cervejarias, junto conosco, têm mostrado um crescimento notável e uma unidade que será extremamente benéfica. Todos ganham com isso – as cervejarias, o turismo, e a população.”
Pereira destacou que a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas cervejarias artesanais agrega valor ao turismo local. “A prestação de serviço e a qualidade dos produtos são fantásticas, e isso se reflete positivamente no turismo. Com essa conquista, todos saem ganhando.”
Entre as autoridades presentes, o Secretário de Governo, Paulo Ney de Castro Júnior, que conversou com o jornal Mantiqueira sobre o impacto dessa conquista para o município. “Essa certificação é uma chancela para um setor que tem se desenvolvido muito em Poços nos últimos anos,” afirmou Castro Júnior. “Esse desenvolvimento conta com o apoio contínuo do poder público e quem ganha, sobretudo, com essa certificação do APL é o município de Poços de Caldas.” Castro Júnior destacou a importância da cadeia produtiva da cerveja, que inclui desde as produtoras de lúpulo até as cervejarias artesanais. “Com essa certificação, toda a cadeia produtiva da cerveja recebe um reconhecimento que traz um grande retorno e valorização, não apenas para as cervejarias, mas também para nosso estado como um todo.”
Os APLs são identificados pela cooperação entre empresas de um mesmo setor e região, promovendo o desenvolvimento econômico local. A partir desse reconhecimento, as cervejarias artesanais de Poços de Caldas e região passam a integrar políticas públicas do Governo do Estado de Minas Gerais, que incentivam atividades relacionadas à cadeia produtiva da cerveja. Este suporte governamental inclui incentivos financeiros, acesso a programas de capacitação, e facilitação de investimentos em infraestrutura e tecnologia. A certificação do APL permite que as cervejarias artesanais de Poços de Caldas ampliem suas operações, melhorem a qualidade de seus produtos e aumentem sua competitividade no mercado nacional.
O reconhecimento do APL das Cervejas fortalece o setor, gerando emprego e renda, e promove Poços de Caldas como um polo de excelência na produção artesanal de cerveja. Este avanço beneficia não só as empresas envolvidas, mas também a economia local e estadual, consolidando a cidade como um destino de destaque no cenário cervejeiro brasileiro.
A Liga das Cervejarias Vulcânicas de Poços de Caldas e região foi criada em março de 2021 e tem como propósito uma aliança que visa patrocinar a arte, cultura e gastronomia, com fomento do crescimento regional.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário