JUNHO VIOLETA | Violência contra a pessoa idosa: informe-se e denuncie!
Poços de Caldas participa do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Uma ação no principal centro comercial da cidade chamou a atenção da população no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em Poços de Caldas, na manhã do último sábado (15).
Integrantes do Conselho Municipal do Idoso, de instituições parceiras e da Secretaria Municipal de Promoção Social estiveram no cruzamento das ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas, na área central, para alertar a sociedade para a conscientização e combate à violência contra os idosos.
A panfletagem educativa marca o Junho Violeta em Poços de Caldas, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se combater a violência contra a pessoa idosa.
“Essa violência engloba tudo, desde a violência psicológica, a falta de cuidado, a violência patrimonial, material, todos os tipos de violação de direitos que o idoso sofre. Durante todo esse mês, realizamos ações de conscientização para falar com a população, inclusive com os próprios idosos que, muitas vezes, vivenciam uma situação de violência, mas não sabem identificá-la. Falamos principalmente sobre o não cuidado, ou seja, a negligência com os idosos”, explica a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado anualmente em 15 de junho, foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo da data é promover, junto à sociedade, uma cultura coletiva de responsabilidade, cuidado, garantia de direitos e respeito para com essa população.
Cabe destacar que qualquer tipo de violência contra o idoso é crime, como negligência, discriminação, abandono, violência física e psicológica, abuso financeiro, material ou sexual. Em casos de violação de direitos, denuncie: Disque 100!
Uso do WhatsApp para Denúncias de Direitos Humanos: Denuncie Gratuita e Anonimamente
O WhatsApp tem se mostrado uma ferramenta extremamente importante de comunicação no país. Visando ampliar o acesso da população a canais de denúncia e apoio, a ONDH (Observatório Nacional dos Direitos Humanos) tem utilizado o aplicativo para levar aos cidadãos vulneráveis os serviços do Disque 100 e 180.
Para receber atendimento ou realizar denúncias via WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 99656-5008. Após uma resposta automática, o cidadão é atendido por uma pessoa da equipe da central única dos serviços. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis pela proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos. Qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil, pode utilizar esses serviços, que funcionam diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
Além de denúncias, a plataforma também recebe reclamações, sugestões e elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento. Todos os casos são cadastrados e encaminhados aos órgãos competentes para as devidas providências.
Além do WhatsApp, os serviços do Disque 100 e do Ligue 180 podem ser acessados pelo site da Ouvidoria e por outros aplicativos, como o Direitos Humanos Brasil. Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo, permitindo ao denunciante acompanhar o andamento do caso.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário