Jogadora de Campestre é alvo de injúria racial cometida por atleta da Caldense em partida do Mineiro de Handebol
Atualizado em 20/06/2025
Uma atleta de 13 anos da equipe de handebol de Campestre (MG) foi vítima de injúria racial durante uma partida contra a equipe de Poços de Caldas, realizada na quinta-feira, 19 de junho, no Ginásio Poliesportivo de Campestre. O jogo abriu a fase zonal do Campeonato Mineiro Cadete Feminino B.
Ofensas racistas e registro policial
De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar e relatos de testemunhas, uma jogadora da Caldense, de 19 anos, que acompanhava o jogo da arquibancada, passou a ofender a atleta adversária, chamando-a de “macaca” e “gorila” toda vez que a jovem pegava na bola. A mãe da vítima, que estava no ginásio, confrontou a autora das ofensas e acionou a Polícia Militar.
Quando os policiais chegaram, a agressora já havia deixado o local. Ela, no entanto, foi identificada com base em informações repassadas por testemunhas e pelo próprio ambiente esportivo. O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que ficará responsável pela apuração.
Federação Mineira de Handebol se posiciona e suspende atleta
A Federação Mineira de Handebol (FMH) divulgou, no mesmo dia, uma nota oficial repudiando o episódio. A entidade afirmou que o caso “fere os valores do esporte e os direitos fundamentais da dignidade humana” e que já havia instaurado um processo junto à Comissão de Ética para apuração dos fatos.
Nesta sexta-feira (20), a FMH emitiu um novo comunicado à imprensa, informando que a Comissão Disciplinar da entidade decidiu suspender preventivamente a atleta suspeita das ofensas até a conclusão das investigações.
Confira a nota:
A Federação reiterou ainda seu compromisso com o combate ao preconceito e à intolerância no esporte e a continuidade de ações educativas em suas competições.
Caldense não se manifestou
A reportagem da Sulminas TV entrou em contato com a assessoria de comunicação da Associação Atlética Caldense na manhã desta sexta-feira (20), solicitando um posicionamento oficial sobre o episódio e informações sobre as providências que o clube pretende adotar em relação à atleta suspeita de injúria, além de medidas de combate ao racismo. Até o fechamento desta matéria, o clube não havia se pronunciado oficialmente. O espaço permanece aberto para manifestação.
Resultado esportivo
Dentro de quadra, a equipe de Poços de Caldas, representada pela Caldense, venceu a partida por 26 a 11. No entanto, o resultado esportivo ficou em segundo plano diante da gravidade da denúncia de injúria racial.
Nossos canais de comunicação:
Comentário (1)
Lamentável