Inicia Nesta Quinta-feira o Pagamento do Abono Salarial Referente ao Ano-base 2022
Nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, tem início o processo de pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2022.
Este pagamento será realizado de maneira escalonada, seguindo o mês de nascimento dos trabalhadores que recebem o PIS, ou o número final de inscrição para os beneficiários do Pasep.
O calendário de pagamento se estenderá até o dia 15 de agosto deste ano.
Para aqueles que possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, o valor do abono será creditado diretamente em suas contas, facilitando o acesso aos recursos.
Os demais beneficiários receberão os valores através da Poupança Social Digital, uma conta aberta automaticamente pela Caixa, conforme o calendário de pagamento estabelecido.
A movimentação dos recursos da Poupança Social Digital é realizada por meio do Aplicativo Caixa Tem, proporcionando aos beneficiários a possibilidade de efetuar pagamentos de contas, realizar transferências, pagar em estabelecimentos comerciais e efetuar compras utilizando o cartão de débito virtual.
Caso a abertura da conta digital não seja possível, o saque poderá ser realizado utilizando o Cartão Social e a senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa.
Beneficiários e Critérios de Recebimento
O direito ao benefício do abono salarial é garantido ao trabalhador inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos, que tenha trabalhado formalmente por no mínimo 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
É imprescindível que os dados do trabalhador tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022.
Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 117,67, sendo que períodos iguais ou superiores a 15 dias são considerados como um mês completo.
Dessa forma, aqueles que trabalharam 12 meses com carteira assinada receberão o valor equivalente ao salário mínimo vigente, totalizando R$ 1.412.
Fonte: Com informações de Agência Brasil.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário