Golpe do IPVA em MG: Site Falso Engana Usuários com Promessa de Desconto Via PIX
Um golpe relacionado ao IPVA 2023 em Minas Gerais está ludibriando usuários que buscam quitar seus impostos. Um site falso, praticamente idêntico à página oficial de consulta da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), está oferecendo a opção de pagamento via PIX com um suposto desconto de 20%, porém, redirecionando os valores para contas de pessoas físicas.
Como Funciona o Golpe
Ao realizar uma busca no Google sobre o IPVA MG 2023, os usuários são direcionados para uma página patrocinada que imita o site legítimo de pagamentos da SEF. O endereço, no entanto, é fraudulentamente manipulado.
Ao inserir as informações necessárias, durante o processo de pagamento, são apresentadas duas opções: a emissão de um DAE (boleto bancário) ou o uso do PIX. O boleto bancário é listado como indisponível, deixando apenas a alternativa do PIX, que, ao ser utilizado, direciona os valores para uma conta de pessoa física, diferentemente do site oficial, onde o Estado é o destinatário do imposto.
Diferenças Entre os Sites Falso e Oficial
As páginas são notavelmente similares, mas algumas discrepâncias podem ser identificadas. A principal delas é que, no site falso, ao escolher a opção “Pagamento com DAE”, surge a mensagem “Pagamento com DAE não está disponível, por favor utilize pagamento via pix” no topo da página. Além disso, o site fraudulento exibe uma mensagem no rodapé, prometendo um desconto de 20%.
Prevenção e Orientações
Para evitar cair no Golpe do IPVA 2023, é recomendável acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) MG em www.detran.mg.gov.br. Após acessar o site, siga as opções: Veículos >> Taxas/IPVA/Seguro Dpvat >> IPVA 2023 >> Orientações >> Clique aqui.
A Secretaria Estadual de Fazenda e a Polícia Civil de Minas Gerais alertam os cidadãos a sempre verificar os endereços dos sites, desconfiando especialmente daqueles que não oferecem o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para o pagamento de impostos e taxas. A Polícia Civil enfatiza a importância de as vítimas registrarem os fatos junto às autoridades policiais.
Veja como funciona:
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário