Equipes de Saúde da Família comemoram sucesso na cessação do tabagismo nos bairros Itamaraty e São José
As Equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) nos bairros Itamaraty e São José têm se dedicado a combater o tabagismo por meio de grupos de apoio à cessação do fumo. Resultados animadores mostram que essas abordagens têm surtido efeito positivo.
No bairro Itamaraty, um grupo composto por 05 pessoas participou das reuniões, e todas elas alcançaram sucesso ao deixar de fumar. Enquanto isso, na unidade do bairro São José, 09 pessoas aderiram ao grupo, e 06 delas conseguiram suspender o uso do tabaco.
O programa incluiu 04 reuniões semanais no primeiro mês, seguidas por duas reuniões quinzenais, e encerrou com uma no mês de agosto. A enfermeira da ESF Itamaraty, Aline Loures, expressou a gratificação de trabalhar com esse grupo, destacando a eficácia da metodologia e o comprometimento dos pacientes em alcançar seus objetivos de parar de fumar.
A enfermeira Júlia Caroline Silva, da ESF São José, enfatizou a importância da abordagem em grupo para o compartilhamento de experiências, dificuldades e superações. Ela ressaltou que essa abordagem complementa o tratamento medicamentoso, visando assegurar o sucesso a longo prazo.
Dia Nacional de Combate ao Fumo: Conscientização sobre uma doença
O tabagismo é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), classificando-o como a dependência da droga nicotina presente em produtos derivados do tabaco. Essa substância, ao ser absorvida, atinge o cérebro em segundos, liberando compostos químicos que provocam sensações de prazer e bem-estar. A busca por essas sensações leva os fumantes a consumirem tabaco repetidamente, inclusive em situações de estresse.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, estabelecido pela Lei nº 7.488/1986, visa conscientizar a população sobre os diversos prejuízos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Nesse dia, reforçamos a importância de lutar contra o tabagismo e seus impactos negativos na saúde e na sociedade como um todo.
Mantenha-se sempre informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique no link –>
Deixe um comentário