DMAE realiza melhorias na Represa Saturnino de Brito
Atualizado em 20/05/2025
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas está promovendo uma série de melhorias estruturais na Represa Saturnino de Brito. A iniciativa ocorre após o órgão assumir, no início deste ano, a operacionalização do reservatório, que é um dos mais importantes para o abastecimento da cidade.
Entre as ações em andamento estão serviços de limpeza, pintura, conservação e o monitoramento constante do nível da água. Os trabalhos são conduzidos pela equipe técnica do DMAE, com acompanhamento do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Em abril, técnicos do órgão estadual estiveram no local para fiscalizar as Represas Saturnino de Brito e Cipó. Na ocasião, o responsável técnico pela barragem, Rodopiano Marques Evangelista, e outros supervisores apresentaram as medidas que vêm sendo adotadas para garantir a segurança e o bom funcionamento da estrutura, construída em 1928.
O DMAE já executou a limpeza da vegetação nos acessos aos equipamentos e realizou a pintura e conservação de diversas áreas da represa. Um dos próximos passos será a instalação de uma comporta automatizada no canal vertedouro, local onde ocorre a captação de água para a Estação de Tratamento ETA I São Benedito. Segundo o departamento, a nova comporta será incorporada sem alterar o projeto original da barragem, preservando o orifício calibrado idealizado pelo engenheiro Saturnino de Brito, que garante a vazão adequada desde a inauguração da estrutura.
De acordo com o diretor do DMAE, Paulo César Silva, a mudança na gestão da represa faz parte de uma estratégia para reforçar a reservação de água no período de estiagem.
“Em 2024 passamos por muitas dificuldades e aprendemos com essa situação. Nossa meta, ao assumirmos a Saturnino, é garantir o abastecimento de água aos moradores de Poços de Caldas durante a estiagem, mas sempre seguindo as normas de segurança e orientações dos órgãos fiscalizadores e da nossa equipe técnica”, destacou.
A mudança operacional foi formalizada por meio de um Acordo Operativo entre o DMAE e o DME, que transferiu ao departamento a responsabilidade pelo monitoramento e execução dos Planos de Segurança de Barragem (PSB) e de Ação e Emergência (PAE), previstos na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Para atender às exigências, o DMAE abrirá processo licitatório visando a contratação de uma empresa especializada, que ficará responsável pela elaboração e implementação dessas ações em nível municipal.
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário