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DMAE implanta novo sistema digital com contrato de 10 anos

Atualizado em 22/04/2025

 

Um dos objetivos é proporcionar mais facilidade na solicitação de serviços por parte dos consumidores

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) contratou, via licitação, a empresa Cebi Informática, de São Caetano do Sul, para implantar novo sistema geral de gestão comercial, incluindo faturamento de arrecadação, atendimento por meio de agência virtual, geoprocessamento, entre outros.
A empresa ainda irá implantar toda automação dos serviços da Divisão Comercial, com protocolo digital, visando a diminuição da utilização de papel dentro da autarquia e a modernização dos procedimentos, inclusive com pagamento via PIX da conta de água.
A implantação está em fase final. Na próxima semana, acontecem os últimos treinamentos para a equipe da Divisão Comercial do DMAE e a previsão é de que o novo sistema inicie suas operações a partir do dia 5 de maio. Alguns serviços como atendimento via whatsapp e pagamento por PIX serão implantados em uma segunda etapa, no mês de junho.
De acordo com Marcelo Ribeiro Mendes, gerente comercial da empresa vencedora da licitação, a população vai perceber as diferenças, principalmente no atendimento virtual.

“Os moradores irão sentir que o investimento em tecnologia, por parte do DMAE, vai trazer muitas facilidades, principalmente, na solicitação de serviços. A partir da implantação, a autarquia passa a contar com uma agência virtual com tecnologia responsiva que funciona no celular, sem necessidade de baixar aplicativo. A pessoa, por meio do seu celular, vai ter o DMAE na palma da mão, com todos os serviços disponíveis na agência virtual”, destaca.

Serviços aos consumidores

Para ter acesso aos serviços virtuais, os contribuintes deverão ter seu cadastro atualizado. Dessa forma, terão disponíveis serviços como solicitação de religação, desentupimento de redes de esgoto, comunicado de vazamento, segunda via de conta, histórico de consumo, emissão de certidão negativa de débito e outras facilidades. A renegociação de débitos continuará sendo feita de forma presencial.

“O DMAE está buscando modernizar seus processos, através do uso de tecnologias avançadas para otimizar os trabalhos internos e também o atendimento à população. Esta é uma das ações em comemoração aos 60 anos da autarquia e que projeta um futuro mais sustentável para todos”, comemora o diretor do DMAE, Paulo César Silva.

Imobiliárias

Outra novidade a ser implantada será um serviço voltado às imobiliárias, que solicitam muitas religações e cortes de água, devido à alta rotatividade de inquilinos nos imóveis alugados. Na Agência Virtual haverá um módulo voltado às imobiliárias, onde elas próprias poderão fazer o cadastro dos inquilinos, facilitando os serviços.

Empresa

A Cebi Informática foi fundada em 1967, em São Caetano do Sul. Possui uma ampla cartela de clientes, dentre os quais, mais de 40 autarquias de saneamento, semelhantes ao DMAE, desde empresas menores, que atendem 3 mil consumidores a outras de maior porte, com 180 mil consumidores. A empresa atende municípios como Mogi das Cruzes, São Carlos, Rio Claro, entre outros. Em São Carlos, a empresa já presta serviços há 27 anos.
No DMAE, o contrato prevê uma duração de 10 anos, passando por um processo de renovação anual, podendo chegar a 15 anos, segundo a nova Lei de Licitações.

“Isso nos dá uma segurança muito grande, pois garante que o novo sistema ficará disponível para a população ainda por muito tempo, proporcionando essa modernidade e facilidade no acesso aos diversos serviços que o DMAE oferece”, concluiu o diretor Paulo César Silva.

 

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