DER-MG Libera 3 Ônibus para Substituição Temporária da Frota da Viação Gardênia
Nesta quarta-feira (22), o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) em Poços de Caldas, Marcelo Gazaffi, anunciou a liberação de três ônibus, que fazem parte de uma frota de oito veículos destinados a substituir os serviços da Viação Expresso Gardênia no Sul de Minas. Esses ônibus irão atender as linhas entre Pouso Alegre, Poços de Caldas e Varginha.
A liberação dos veículos é parte da Operação Ponto Final, conduzida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e pelo DER-MG. Em abril deste ano, a operação desabilitou 12 ônibus da Viação Gardênia por 120 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 120 dias. Durante esse período, a empresa precisa comprovar sua capacidade de atendimento conforme o contrato de concessão. Se a comprovação não for satisfatória, a desabilitação se tornará permanente, e um novo edital será aberto para a concessão das linhas, que provisoriamente estão sob a responsabilidade da empresa SC Minas.
Marcelo Gazaffi detalhou a situação à Sulminas TV:
“A empresa SC Minas já atende outras linhas em MG, e, provisoriamente atenderá as linhas desabilitadas da Viação Expresso Gardênia. É importante ressaltar que, ao todo, a frota da SC Minas é composta por 55 veículos.”
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Operação Ponto Final
A Operação Ponto Final foi uma resposta do Governo de Minas à série de irregularidades detectadas nos serviços da Viação Gardênia. A operação intensificou a fiscalização nas linhas intermunicipais operadas pela empresa, com ações simultâneas nos terminais rodoviários de Belo Horizonte e Pouso Alegre, em 30 de abril.
Durante a inspeção, 18 ônibus foram vistoriados em Pouso Alegre, resultando na retirada de circulação de dez veículos devido a problemas de manutenção e segurança. Dois ônibus foram notificados por falta de conservação e higiene. Em Belo Horizonte, três veículos também foram retirados de circulação por irregularidades. Ao todo, 37 autuações foram emitidas por diversas infrações, incluindo o descumprimento do quadro de horários.
O subsecretário de Transportes e Mobilidade, Aaron Duarte Dalla, afirmou que os processos administrativos serão iniciados para punir as empresas autuadas e que os veículos retirados só retornarão ao serviço após nova vistoria. “Os usuários podem ficar tranquilos, pois não serão prejudicados. As viagens estão sendo realizadas por ônibus de outras empresas que estejam dentro dos padrões de segurança exigidos.”
A Operação Ponto Final foi motivada pelas irregularidades encontradas em fiscalizações anteriores, realizadas nos dias 10, 11 e 12 de abril, e pelas numerosas reclamações de passageiros sobre atrasos e má conservação dos ônibus. Em fiscalizações recentes em Passos, Cássia e Poços de Caldas, 12 veículos já haviam sido autuados por problemas em itens de conforto e segurança e pelo descumprimento dos horários. Essas ações demonstram o compromisso do Governo de Minas em garantir a qualidade e a segurança dos serviços de transporte intermunicipal.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário