Voltar para Notícias

Comitê de Saúde traça novas estratégias para aumentar vacinação contra a gripe

Atualizado em 24/06/2025

 

Em reunião realizada nesta terça-feira (24), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, o Comitê de Avaliação para Enfrentamento de Doenças Respiratórias com ênfase na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) discutiu estratégias para ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza no município.

Durante o encontro, foram planejadas novas ações de conscientização por meio da Atenção Primária, com o objetivo de reforçar a importância da vacinação, especialmente no período de inverno. Está em estudo a realização de novas mobilizações vacinais, com foco prioritário em crianças, gestantes e idosos.

Até o momento, 47 mil pessoas foram vacinadas em Poços de Caldas, o que representa 48,6% do público-alvo. A meta é atingir 90% de cobertura entre os grupos prioritários.

A vacinação é essencial para prevenir casos graves de SRAG e reduzir a mortalidade associada à Influenza. A campanha segue nas salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, para toda a população a partir de 6 meses de idade. As doses estão sendo repostas regularmente, porém, a Secretaria Estadual de Saúde já sinalizou o risco de desabastecimento nas próximas remessas, conforme o quantitativo anual programado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o comitê, entre janeiro e o início de junho de 2025, foram registrados 112 casos de SRAG em Poços de Caldas. Desse total, 90% dos pacientes já tiveram alta hospitalar e foram contabilizados 8 óbitos, sendo 45% atribuídos à Influenza.

Os dados epidemiológicos reforçam a necessidade de manter a população em alerta. A Secretaria de Saúde convoca todos que ainda não se vacinaram – principalmente os integrantes do público-alvo – a se imunizarem o quanto antes, enquanto há doses disponíveis.

“Esta reunião é fundamental para analisarmos os dados mais recentes e traçarmos estratégias eficazes de prevenção e controle. Diante da possibilidade de redução no número de vacinas, o público-alvo se torna ainda mais prioritário em qualquer nova estratégia ampliada”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso.

“Com as informações em mãos e o comitê atuante, podemos identificar áreas de maior risco e direcionar os esforços para proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis.”

A Secretaria também informa que as tratativas para habilitação de novos leitos de UTI pediátrica na Santa Casa de Poços de Caldas estão avançadas, conforme os moldes estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Parte desses leitos já está em funcionamento, atendendo à demanda da população.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias