Câmara de Poços vota moção contra tentativa de cerceamento da imprensa por secretário Alexander Dannias nesta terça-feira (3)
Atualizado em 02/06/2025
A Câmara Municipal de Poços de Caldas vota, nesta terça-feira (3), uma Moção de Solidariedade em apoio à Associação Sulmineira de Imprensa (ASI). A manifestação foi motivada por um episódio envolvendo o secretário municipal de Administração, Alexander Nicolas Dannias, acusado pela entidade de tentar constranger e cercear o trabalho da imprensa local.
De acordo com nota divulgada pela ASI, a conduta do secretário configuraria uma tentativa de intimidação aos profissionais de comunicação, ferindo o direito da sociedade ao livre acesso à informação e afrontando a liberdade de imprensa — um dos pilares do Estado Democrático de Direito.
O texto da moção ressalta que qualquer atitude voltada a restringir ou limitar o exercício da atividade jornalística não atinge apenas a categoria profissional, mas também a sociedade como um todo, comprometendo a fiscalização dos atos públicos e a transparência na gestão.
“A tentativa de limitar ou sufocar a atuação da imprensa é uma afronta, não apenas à categoria profissional, mas a toda a sociedade”, destaca o documento que será apreciado pelos vereadores.
O autor da moção, vereador Diney Lenon, reiterou apoio irrestrito à ASI, aos profissionais e veículos de comunicação envolvidos, e reforçou o compromisso da Casa Legislativa com a defesa da liberdade de imprensa, da liberdade de expressão e do pleno exercício da atividade jornalística.
“A defesa da liberdade de imprensa é imprescindível para a garantia da democracia e dos direitos fundamentais. Esse episódio nos lembra da importância de uma vigilância permanente e de posicionamentos firmes por parte dos representantes públicos, para evitar qualquer retrocesso no campo das liberdades civis”, afirmou o parlamentar.
A Moção de Solidariedade nº 40/2025 será votada durante a reunião ordinária desta terça-feira e, se aprovada, será encaminhada à Associação Sulmineira de Imprensa, como manifestação pública de apoio institucional e defesa dos princípios democráticos.
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário